Notícias
Novos Desafios e Projetos na Administração dos Portos do Paraná
Fabio Lavor Teixeira, novo presidente do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) do Porto de Paranaguá, assumiu o cargo com grandes expectativas e projetos para o futuro do porto.
Uma Nova Liderança nos Portos do Paraná
Lavor, que já atuou em outros conselhos de autoridade e administração portuária, substituiu Felipe Ozorio Monteiro da Gama, que deixou o Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR) para tornar-se secretário-geral da Portos do Paraná. Com uma grande bagagem de experiência e conhecimento, Lavor está confiante em sua nova posição.
> ‘É uma grande satisfação e honra assumir o Conselho de Portos com tamanho destaque nacional, como os portos do Paraná’ – Fabio Lavor
Como engenheiro e especialista em Gestão e Engenharia Portuária, Lavor espera contribuir e aproximar ainda mais a comunidade portuária de Paranaguá e Antonina com os planos e planejamentos desenvolvidos pelo governo federal.
Posse de Novos Membros
Na mesma reunião em que Lavor foi empossado, outros nomes foram anunciados. Gabriel Vieira, diretor de Operações da Portos do Paraná, assumiu como novo representante da Autoridade Portuária e suplente de Gama no CAP. Já Gerson Zanetti Faucz e João Antonio Batista Lozano foram reconduzidos como representantes titular da Receita Federal e da Prefeitura de Paranaguá, respectivamente. Nesias Paulino de França assumiu como novo representante suplente da Federação Nacional dos Estivadores (FNE).
O CAP Paranaguá é composto por 16 membros titulares e outros 16 suplentes, representando diversas instituições públicas e privadas e trabalhadores do setor portuário. Saiba mais sobre o Conselho AQUI(https://www.portosdoparana.pr.gov.br/CAP-Paranagua).
Projetos de Conservação da Água
A Portos do Paraná também tem investido em iniciativas de conservação da água. Recentemente, apresentou um projeto de tratamento alternativo de esgoto doméstico e outro de proteção de nascentes, executados nas comunidades ilhadas da Baía de Paranaguá, no XXV ENCOB (Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas).
> ‘Esse encontro reúne pessoas do Brasil inteiro, que fazem parte dos comitês de bacias e fazem parte de toda essa regulamentação dos recursos hídricos, então a gente trouxe dois trabalhos que foram desenvolvidos dentro do Programa de Educação Ambiental da Portos do Paraná’ – Jaqueline Dittrich, bióloga e analista portuária
Os programas adotados em Eufrasina e Europinha, que envolvem a instalação de biodigestores para tratamento de esgoto(https://agoralitoral.com.br/noticias/sistema-de-tratamento-de-esgoto-com-biodigestores-e-instalado-na-ilha-de-eufrasina/) e a [proteção de nascentes do tipo caxambu](https://agoralitoral.com.br/noticias/portos-do-parana-desenvolve-programas-permanentes-de-preservacao-da-agua-do-mar/), foram destacados no evento.
Presença na Logistique 2023
A Portos do Paraná também marcou presença na Logistique 2023, a principal feira do setor logístico da região sul do Brasil, que movimentou mais de R$ 3 trilhões de carga no primeiro quadrimestre de 2022.
Na ocasião, André Pioli, diretor empresarial, falou sobre os investimentos que estão sendo feitos no Porto de Paranaguá, incluindo a dragagem de manutenção, derrocagem, modernização do corredor de exportação, canal de acesso e da nova moega ferroviária, a Moegão(https://agoralitoral.com.br/noticias/projeto-do-moegao-do-porto-de-paranagua-e-apresentado-ao-governador/).
Fortalecimento da Relação Porto/Cidade
Um dos temas discutidos na Logistique 2023 foi o fortalecimento da relação porto/cidade, que tem sido uma das prioridades da Portos do Paraná.
> ‘Foi recomendação do governador Carlos Massa Ratinho Junior, logo no começo de sua primeira gestão, que os portos paranaenses tivessem seus olhos voltados para as cidades litorâneas.’ – André Pioli, diretor empresarial
Esse fortalecimento se traduziu em várias ações sociais, como a capacitação de comunidades ilhadas, o pagamento de uma dívida antiga com o município de Paranaguá, e a chegada de navios de passageiros ao Porto de Paranaguá, com embarque e desembarque já a partir de dezembro(https://agoralitoral.com.br/noticias/portos-do-parana-e-cidades-do-litoral-se-preparam-para-receber-navios-de-passageiros/) e confirmados para a [temporada de 2024/2025](https://agoralitoral.com.br/noticias/msc-anuncia-segunda-temporada-de-navios-de-passageiros-no-porto-de-paranagua/).
Com todas essas iniciativas, a Portos do Paraná demonstra seu compromisso com a gestão eficiente e sustentável dos portos, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região.
Para informações adicionais, acesse o site