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Novo PAC – Rodovias Brasileiras Serão Priorizadas
O Brasil é conhecido por sua vasta rede rodoviária. Essa rede é o sangue vital da economia brasileira, movendo pessoas e bens por todo o país. O governo federal do Brasil recentemente lançou o Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), uma iniciativa destinada a impulsionar a infraestrutura do país. Neste artigo, analisaremos o impacto desse programa no setor de transportes do Brasil, com enfoque especial nas rodovias.
Visão Geral do Novo PAC
Lançado em 11 de agosto, o Novo PAC é um plano ambicioso que visa investir R$ 1,7 trilhão em todo o Brasil nos próximos quatro anos. Dos R$ 1,4 trilhão a serem investidos até 2026, R$ 280 bilhões serão destinados ao setor de transportes, com R$ 185,8 bilhões alocados para o transporte rodoviário e R$ 94,2 bilhões para o setor ferroviário.
O governo federal prevê a implementação de 300 projetos de rodovias e ferrovias, gerando mais de um milhão de empregos até 2026. Esses projetos incluirão a retomada e continuidade de obras já existentes, bem como a realização de novos estudos e projetos de infraestrutura.
É importante destacar que esses valores não incluem investimentos em corredores de ônibus, metrôs e trens metropolitanos, que estão em outro eixo do PAC, voltado para Cidades Resilientes.
Distribuição dos Investimentos
A distribuição do investimento será da seguinte forma:
– Dos R$ 185,8 bilhões para as rodovias, R$ 73 bilhões serão investimentos públicos e R$ 112,8 bilhões virão do setor privado.
– Dos R$ 94,2 bilhões destinados aos transportes ferroviários, a maior parte será de recursos privados, totalizando R$ 88,2 bilhões, enquanto apenas R$ 6 bilhões serão recursos públicos.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, enfatizou o compromisso do governo com a implementação do programa. ‘Fizemos um esforço para abrir um espaço fiscal para investimento, e esse espaço está sendo ocupado por uma seleção de obras. É isso o que significa a obra estar no PAC: garantia de recursos para seguir adiante, com seu cronograma físico-financeiro em dia’, disse ele.
Investimentos por Região
O investimento será distribuído por todas as regiões do Brasil. A região Sudeste, a mais densamente povoada e economicamente ativa do país, receberá o maior investimento, totalizando R$ 96,1 bilhões.
Segue abaixo a distribuição do investimento por região:
– Norte: R$ 21,3 bilhões
– Nordeste: R$ 49,1 bilhões
– Sudeste: R$ 96,1 bilhões
– Sul: R$ 57,8 bilhões
– Centro-Oeste: R$ 46,3 bilhões
Investimentos em Pernambuco
Pernambuco, um dos estados mais importantes do Nordeste, receberá um total de R$ 49,1 bilhões em investimentos. Alguns dos principais projetos incluem a inclusão do trecho entre Salgueiro e Suape no projeto da Transnordestina e a conclusão da duplicação da BR-101/SE, uma demanda histórica para a população de Sergipe.
Parceria Privada no Novo PAC
O Novo PAC dará prioridade aos projetos em parceria com a iniciativa privada. Do total de R$ 1,7 trilhão investidos no novo programa, 36,2% serão recursos privados que totalizam R$ 612 bilhões.
O restante dos investimentos virá de outras fontes:
– Os investimentos previstos no Novo PAC com recursos do Orçamento Geral da União (OGU) somam R$ 371 bilhões.
– Os das empresas estatais totalizam R$ 343 bilhões.
– Os financiamentos somam R$ 362 bilhões.
Conclusão
O Novo PAC representa um marco significativo para o Brasil. Através do investimento maciço em infraestrutura, o país espera estimular o crescimento econômico e criar oportunidades de emprego. Com a maior parte do investimento destinada às rodovias, o Novo PAC reconhece a importância vital das estradas para a economia brasileira. É um sinal encorajador de que o Brasil está comprometido em melhorar sua infraestrutura e impulsionar seu crescimento econômico nos próximos anos.
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