Connect with us
img 1598 Nova Pavimentação Aumenta Acesso ao Santuário em Joaquim Távora img 1598 Nova Pavimentação Aumenta Acesso ao Santuário em Joaquim Távora

Notícias

Nova Pavimentação Aumenta Acesso ao Santuário em Joaquim Távora

Published

on

Introdução

O governador Carlos Massa Ratinho Junior fez a honra de inaugurar a nova superfície de rodagem do acesso principal ao Santuário Santíssimo Nome de Jesus, situado em Joaquim Távora, no Norte Pioneiro. O projeto contou com um investimento de R$ 2 milhões, provenientes de fundos do Governo Estadual, por intermédio da Secretaria de Infraestrutura e Logística.

Importância do Projeto

O aprimoramento da infraestrutura beneficia um dos principais pontos de turismo religioso de todo o Estado. ‘Esta é uma obra de grande relevância, principalmente, porque proporciona segurança e tranquilidade aos peregrinos que desejam visitar o santuário. Além disso, ela reforça uma de nossas estratégias para consolidar o turismo religioso no Paraná’, declarou o governador.

Advertisement

Imagem do santuário após a finalização da obra. Créditos: Ari Dias/AEN

Rotas de Peregrinação

O Santuário Santíssimo Nome de Jesus é um dos pontos de parada da Rota do Rosário, um roteiro religioso que interliga vários destinos nos Campos Gerais e Norte Pioneiro. O Estado também dispõe da Rota da Fé, que une Campo Mourão e Fênix. ‘Estas são iniciativas extremamente relevantes que, além de nutrirem a fé e o espírito das pessoas, também geram empregos e dinamizam a economia’, enfatizou Ratinho Junior.

Advertisement

Benefícios da Obra

Antes da execução do projeto, os visitantes tinham que percorrer estradas de terra e chão batido para chegar ao local. Com a intervenção, as ruas da Figueira e do Santuário foram pavimentadas e receberam calçamento e galerias pluviais. No total, foram 19.000 metros quadrados de pavimentação, chegando a uma extensão total de 1,1 quilômetro.

Comemoração

O reitor do santuário, o padre Valdemir Granzzotto de Moraes, celebrou a finalização do projeto, que deve alavancar as visitas ao local. ‘Estamos situados em uma região que fica no alto da cidade, cujo único acesso era por uma estrada rural, então era complicado chegar até aqui, tanto de carro, como a pé. A pavimentação vai facilitar a vinda de mais pessoas ao santuário’, relatou.

Advertisement

Segurança Viária

Além de melhorar a infraestrutura de acesso ao local, a reforma também oferece mais segurança viária no entorno do santuário. De acordo com o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, o santuário também será beneficiado pelas obras que estão planejadas para a PR-092 no lote 2 de concessões rodoviárias(https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/ANTT-publica-edital-do-lote-2-das-concessoes-com-leilao-previsto-para-setembro), cujo leilão está previsto para o dia 29 de setembro.

O Santuário

O santuário Santíssimo Nome de Jesus é um dos principais destinos de turismo religioso no Estado. Todos os anos, o local recebe milhares de fiéis e peregrinos do Paraná e de outros estados.

Advertisement

Ele foi idealizado em 2014, e quatro anos mais tarde, em 2018, foi inaugurado um crucifixo de 19 metros de altura, a principal atração dos romeiros que visitam a cidade. O monumento é o maior crucifixo da América Latina – construído em concreto armado, carrega uma imagem de Jesus Cristo de 7,5 metros feita em fibra de vidro.

Rota do Rosário

O santuário de Joaquim Távora é um dos destinos que compõem a Rota do Rosário, que vai de Piraí do Sul a Arapoti, passando também por Jaguariaíva, Pinhalão, Ibaiti, Ribeirão do Pinhal, Abatiá, Bandeirantes, Andirá, Barra do Jacaré, Santo Antonio da Platina, Jacarezinho, Ribeirão Claro, Quatiguá e Siqueira Campos.

Advertisement

ing – 2023-08-18 07:48:27.131747## Benefícios Turísticos

O percurso, que reproduz o formato de um rosário, passa por 16 santuários das regiões dos Campos Gerais e do Norte Pioneiro, além de igrejas, capelas e outros atrativos religiosos e turísticos. ‘É uma rota onde as pessoas passam por vários santuários vivendo a experiência do divino. A experiência de cada santuário é única’, explicou o padre Valdemir.

A Rota do Rosário é estruturada de uma forma que os romeiros possam visitar diferentes santuários, mas também conhecer belezas naturais, visitar bens arquitetônicos e ter experiências gastronômicas pelas cidades por onde passam.

Advertisement

Conclusão

A região conta com roteiros de turismo rural, como a Rota do Café, patrimônios históricos e culturais, turismo náutico e de natureza. Parte dos municípios faz parte da região de Angra Doce, que foi instituída, em 2021, como a primeira Área Especial de Interesse Turístico Federal.

Participantes – Estiveram presentes na cerimônia de inauguração da obra o prefeito de Joaquim Távora, Reginaldo Vilela, os deputados estaduais Luiz Claudio Romanelli, Alexandre Curi, Cobra Reporter e Moacyr Fadel, e demais autoridades do Norte Pioneiro.

Advertisement

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement