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Nova Concessão Rodoviária no Paraná – O Plano de Desenvolvimento da BR-277
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) está se preparando para leiloar o primeiro lote da nova concessão rodoviária do Paraná no dia 25 deste mês, com foco na BR-277. Esta estrada é uma artéria vital, estendendo-se por 227,8 quilômetros do total de 473 quilômetros do Lote 1.
Sobre a BR-277
A BR-277 começa no Parque Barigui, em Curitiba, e se estende até o entroncamento com a BR-373, perto de Prudentópolis, uma área conhecida como Trevo do Relógio.
Ao longo dos próximos dias, a Agência Estadual de Notícias (AEN) oferecerá uma série de reportagens, cada uma destacando os principais aspectos do Lote 1. Este artigo é o segundo da série. O primeiro abordou melhorias no Contorno Norte e Sul de Curitiba.
Melhorias na BR-277
A BR-277 será expandida para um total de 156,3 km, com início no Trevo Sprea, em Balsa Nova. Esta expansão continuará até o Trevo do Relógio, passando por Palmeira e Irati.
As obras devem começar já no terceiro ano do contrato. O trabalho será realizado simultaneamente em duas frentes: no km 164+700, na interseção para Porto Amazonas, e no km 249, na interseção com a Rua Ladslau Cgriczinski, que leva a Irati.
Além disso, serão construídos 151,26 quilômetros de faixas adicionais. Estas faixas adicionais serão particularmente proeminentes entre Campo Largo e o Contorno Leste de Curitiba, com novas faixas em ambas as direções.
Viadutos
A BR-277 receberá quatro novas interseções em desnível do tipo trombeta. Estas interseções terão três ramos, um dos quais fará uma curva de 270º antes de se dividir.
As localizações planejadas para essas interseções incluem: o acesso para a Colônia Witmarsum, o acesso para Porto Amazonas, o acesso para Prudentópolis, e no Trevo do Relógio.
Haverá também 27 interseções em desnível do tipo diamante. Nestas interseções, haverá uma saída e um acesso para a rodovia principal em ambas as direções.
Finalmente, um novo viaduto será construído no km 240+650, no acesso para Fernandes Pinheiro. Além disso, uma nova passarela será construída em Curitiba, no km 4+730, perto do trevo do Contorno Leste.
Fauna
Para reduzir os acidentes envolvendo animais na estrada, serão implantadas passagens de fauna em seis locais diferentes ao longo da BR-277.
Lote
O edital prevê ainda obras e melhorias para as rodovias PR-423, PR-427 e BR-476 na Região Metropolitana de Curitiba, e para a BR-373, entre Ponta Grossa e o Trevo do Relógio.
Estima-se que serão investidos cerca de R$ 7,9 bilhões em obras da concessão de 473 quilômetros, ao longo dos primeiros anos de contrato.
Para mais detalhes sobre todas as obras previstas no Lote 1,