Connect with us
Museu Indígena no Piauí - Uma Janela para a Cultura e Ancestralidade Museu Indígena no Piauí - Uma Janela para a Cultura e Ancestralidade

Notícias

Museu Indígena no Piauí – Uma Janela para a Cultura e Ancestralidade

Published

on

Em uma ocasião memorável realizada em 30 de agosto, o primeiro museu dedicado à cultura e ancestralidade dos povos indígenas do Piauí foi inaugurado. O Museu Anizia Maria dos Povos Tabajara e Tapuio-Itamaraty está localizado na comunidade Nazaré, no município de Lagoa de São Francisco.

Este museu abriga registros fundamentais dos povos originários do território piauiense, lançando luz sobre a rica tapeçaria de sua história e cultura.

Advertisement

Um Passo para a Justiça Social

Durante a cerimônia de inauguração, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) fez uma parceria com o Governo do Piauí para lançar uma chamada pública no valor de R$ 1 milhão para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), destinado à produção pelos indígenas.

Com este movimento, o MDS demonstrou um compromisso contínuo para fortalecer a agricultura familiar em todas as comunidades indígenas. Este programa promete beneficiar quase 1.400 famílias no estado.

Advertisement

O Poder do Protagonismo

A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, considerou a inauguração do museu como um sinal de respeito aos povos indígenas. Ela ressaltou o significado do museu no contexto atual, onde os povos indígenas têm a oportunidade de fazer parte do Poder Executivo.

Rafael Fonteles, governador do Piauí, vê a instalação do museu como uma forma de reparação, uma garantia de direitos devido à dívida histórica com essas comunidades.

Advertisement

Uma História Preservada

Na comunidade Nazaré, residem 450 indígenas dos povos Tabajara e Tapuio-Itamaraty. A construção do museu, com um investimento de R$ 739,5 mil do Tesouro Estadual, representa o valor das etnias e o impacto de sua participação na cultura piauiense.

Este museu não é apenas um marco para os povos indígenas, mas também uma vitrine para as futuras gerações aprenderem sobre a cultura e a história dos povos originários do Piauí.

Advertisement

Em Conclusão

A inauguração do Museu Anizia Maria dos Povos Tabajara e Tapuio-Itamaraty é um marco na preservação e celebração da cultura e ancestralidade dos povos indígenas do Piauí. Além disso, o apoio do MDS ao PAA reforça o compromisso do governo em apoiar a agricultura familiar e assegurar a segurança alimentar para as comunidades indígenas.

Este museu é um aceno para um futuro onde os direitos dos indígenas são respeitados, sua cultura é celebrada, e sua contribuição para a sociedade é reconhecida.

Advertisement

Assessoria de Comunicação – MDS

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement