Notícias
MS Qualifica – Mapeamento das necessidades de qualificação profissional das usinas sucroenergéticas de MS
O setor de bioenergia é vital para a economia de Mato Grosso do Sul. Com o objetivo de desenvolver ainda mais este segmento, o programa MS Qualifica está promovendo um mapeamento das necessidades de qualificação profissional das usinas sucroenergéticas do estado.
O Workshop MS Qualifica e o Setor de Bioenergia
O Workshop MS Qualifica com o Setor de Bioenergia foi realizado pela Biosul em parceria com o Governo do Estado, através da Semadesc. O evento teve como convidados representantes do Sesi, Senai, Senac, Senar, Sest Senat, Funtrab e Secretaria de Educação do Estado.
> O secretário Jaime Verruck, da Semadesc, ressaltou a importância do setor de bioenergia na política de sustentabilidade e desenvolvimento do Governo do Estado.
A importância do setor de bioenergia
Atualmente, 18 usinas produtoras de açúcar, etanol e bioeletricidade estão em operação no Estado, e outros cinco projetos devem entrar em operação nos próximos dois anos. Este setor é responsável por cerca de 30 mil empregos diretos e terceirizados em Mato Grosso do Sul.
O programa MS Qualifica
O programa MS Qualifica é uma iniciativa do Governo do Estado para estudar e promover a qualificação profissional. Um dos seus objetivos é a implantação de um sistema de Bi, para mapear as vagas e demandas, no campo e na indústria, de cadeias produtivas prioritárias, como os setores sucroenergético, de florestas e de mineração.
A Funtrab e a qualificação profissional
A Funtrab, além de intermediar o trabalhador com o empregador, também tem a qualificação como um de seus pilares. Nesse sentido, a instituição está trabalhando em conjunto com a Semadesc em um grande programa de qualificação, o MS Qualifica.
> O diretor-presidente da Funtrab, Ademar Silva Junior, reforçou a necessidade de aproximar empresas e potenciais candidatos às vagas de emprego.
O setor sucroenergético e a necessidade de qualificação
Durante o workshop, foram apresentados programas de qualificação profissional desenvolvidos pelas próprias empresas para atender públicos específicos, como jovens, mulheres e pessoas com deficiência (PcD) e de diversidade. Também foram indicadas as necessidades e os desafios que encontram no momento de contratação.
A Adecoagro e a qualificação profissional
A Adecoagro, com duas usinas no Estado, tem mais de 5 mil colaboradores na região. A empresa investe em uma cultura focada na qualificação de pessoas e retenção de talentos há mais de 10 anos.
A Atvos e o compromisso com o desenvolvimento local
Para a Atvos, que possui três unidades em operação no Estado, o desenvolvimento local onde as usinas estão presentes é um dos principais compromissos da companhia. A empresa tem ampliado a oferta de cursos gratuitos de qualificação exclusivos para esse público por meio do MOVA, Modelo Vivo de Aprendizado.
A Raizen e a necessidade de capacitação especializada
Para a Raizen, a necessidade de capacitação especializada é inerente ao crescimento macroeconômico, à baixa densidade demográfica e ao pleno emprego. A empresa acredita no ecossistema integrado e vê na Biosul um catalisador que movimenta e viabiliza propósitos em comum, unindo pessoas e negócios.
Conclusão
O mapeamento das necessidades de qualificação profissional das usinas sucroenergéticas de MS é uma ação estratégica que associa os grandes agentes do agronegócio, Governo do Estado e instituições de desenvolvimento. Esse é um passo importante para o desenvolvimento sustentável do setor de bioenergia em Mato Grosso do Sul.
—
Este artigo foi escrito com base em informações fornecidas pela Semadesc e Biosul.
Para informações adicionais, acesse o site