Connect with us
Micro e Pequenas Empresas no Brasil - Motor do Emprego em 2023 Micro e Pequenas Empresas no Brasil - Motor do Emprego em 2023

Notícias

Micro e Pequenas Empresas no Brasil – Motor do Emprego em 2023

Published

on

As micro e pequenas empresas (MPEs) têm sido o motor do emprego no Brasil em 2023, de acordo com um relatório recente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Os dados indicam que essas empresas foram responsáveis por 71% dos novos empregos formais criados nos primeiros nove meses do ano.

1.1 Milhão de Novos Empregos

As MPEs geraram 1,1 milhão de novos empregos formais de janeiro a setembro de 2023, de um total de 1,5 milhão de empregos criados no país. Em contraste, empresas de médio e grande porte contribuíram com apenas 307,9 mil novos empregos no mesmo período.

Advertisement

Auge no Terceiro Trimestre

Os meses de agosto e setembro foram particularmente positivos para o emprego nas MPEs, com a criação de 219.330 e 211.764 novos postos de trabalho, respectivamente.

Setor de Serviços Lidera a Criação de Empregos

O setor de serviços foi o principal contribuinte para a criação de empregos nas MPEs em setembro, criando 68,4 mil novos postos de trabalho. O comércio e a construção seguiram com 37,3 mil e 19,8 mil novos empregos, respectivamente.

Advertisement

Cenário Positivo para a Economia

O presidente do Sebrae, Décio Lima, acredita que esses números positivos refletem uma recuperação econômica no país. ‘A geração de empregos garante que o Brasil se torne novamente o país da empregabilidade, permitindo que o brasileiro volte a consumir e gerar renda’, disse ele.

Emprego Formal por Atividades Econômicas

De acordo com a Classificação Nacional por Atividades Econômicas (CNAE), as atividades que mais geraram empregos formais em setembro nas MPEs foram as de restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas, e construção de edifícios.

Advertisement

Emprego Formal nas Médias e Grandes Empresas

Entre as empresas de médio e grande porte, os setores que mais geraram empregos em setembro foram os de serviços, indústria da transformação e comércio. As atividades que mais se destacaram foram as de fabricação de açúcar em bruto, locação de mão de obra temporária e limpeza em prédios e em domicílios.

> ‘O empreendedorismo é um dos caminhos para o país resgatar a dignidade e a inclusão social’, complementa Décio Lima.

Advertisement

Conclusão

Os dados do Sebrae evidenciam o papel crucial das MPEs na criação de empregos e na recuperação econômica do Brasil em 2023. A contribuição dessas empresas para a economia é inegável e deve ser valorizada e incentivada.

Referências

1. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)
2. Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged)

Advertisement

Este artigo foi escrito com base em dados do Sebrae e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Todos os esforços foram feitos para garantir a precisão das informações. No entanto, os leitores são aconselhados a verificar as informações mais recentes disponíveis.

Advertisement

Para informações adicionais, acesse o site

‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.
Advertisement

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Copyright © 2017 powered by Notícias de Emprego.