Connect with us
cnn Mercenários Secretos - A Ascensão das Empresas Militares Privadas na Rússia cnn Mercenários Secretos - A Ascensão das Empresas Militares Privadas na Rússia

Notícias

Mercenários Secretos – A Ascensão das Empresas Militares Privadas na Rússia

Published

on

1. Introdução

Nos corredores do poder em Moscou, um fenômeno perigoso está emergindo. Empresas militares privadas (PMCs), apesar de oficialmente proibidas, estão florescendo na Rússia. Estima-se que existam perto de 30 dessas organizações operando, muitas das quais estão ansiosas para preencher o vazio deixado pelo desaparecimento de Yevgeny Prigozhin, o líder do infame Grupo Wagner.

2. O Contexto

A situação é semelhante à que ocorreu nos Estados Unidos durante a guerra no Iraque. O desconforto causado pelos relatórios de soldados mortos por explosivos improvisados levou à busca por uma solução. A resposta veio na forma de uma explosão de PMCs, como a Blackwater. Essas empresas realizavam o trabalho sujo que o governo americano não queria, e suas baixas não eram contabilizadas como perdas militares.

Advertisement

3. O Surgimento de PMCs na Rússia

Os motivos que levaram o Kremlin a usar uma vasta rede de mercenários na Ucrânia não são muito diferentes. À medida que o conflito se arrastava, o número de soldados mortos e feridos aumentava, e Moscou precisava de uma fonte renovada de soldados, por pouco convencional que fosse. O resultado foi uma explosão de PMCs no país.

4. O Grupo Redut

Um desses grupos, conhecido como Redut, é na verdade uma unidade oculta dos serviços secretos russos. Suas origens remontam à intervenção russa na Síria, onde esses mercenários foram usados para oferecer serviços de segurança às instalações da Stroitransgaz, uma empresa de construção criada pela Gazprom.

Advertisement

5. A Conexão com a Gazprom

A Gazprom, o gigante estatal do gás natural, parece ter escolhido um caminho semelhante ao dos EUA, optando por criar grupos militares privados a partir de suas próprias empresas estatais. Uma investigação do Financial Times revelou as ligações da Gazprom a, pelo menos, dois batalhões, que começaram a ser recrutados em agosto de 2022.

6. O Batalhão Potok

Um desses grupos é o batalhão Potok, composto por ex-profissionais da Gazprom. Eles fazem parte de uma rede de unidades militares ‘semi-independentes’ que estão apoiando as ações ofensivas do exército russo.

Advertisement

7. O Convoy e o Patriot

Outros grupos têm fortes ligações com a liderança política. O Convoy é o projeto pessoal do governador russo da província ocupada da Crimeia, Sergey Aksyonov. Já o grupo Patriot, fundado em 2018, tem profundas ligações com o ministro da Defesa Serguei Shoigu.

8. A Lucratividade dos Mercenários

As PMCs são extremamente lucrativas. Elas oferecem salários dez vezes superiores ao salário médio russo. Além disso, suas campanhas de recrutamento são cada vez mais criativas. Em março, o Grupo Wagner começou a publicar ofertas de emprego no site pornográfico Pornhub.

Advertisement

9. O Futuro Incerto

Enquanto servirem os interesses do Kremlin, essas PMCs continuarão a operar na Ucrânia e em todo o mundo, com resultados catastróficos para as populações civis. No entanto, a longo prazo, eles podem se tornar um problema para o Kremlin.

10. Conclusão

Os mercenários das PMCs são uma maneira disfarçada de recrutamento. Eles fazem parte da estrutura militar russa. No entanto, à medida que a guerra avança, o Estado russo está perdendo cada vez mais controle sobre esses grupos armados.

Advertisement

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement