Notícias
Mato Grosso – Líder em Criação de Empregos e Capacitação no Brasil
O estado de Mato Grosso vem demonstrando um forte crescimento econômico, ocupando o primeiro lugar na geração de empregos na região Centro-Oeste e o segundo lugar em todo o Brasil, em 2023. Esse sucesso é em grande parte atribuído ao programa SER Família Capacita, lançado pelo governo do estado para combater a falta de capacitação entre os trabalhadores.
Crescimento Econômico e Geração de Empregos
Segundo o Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), foram criados 39.145 novos postos de trabalho de janeiro a setembro de 2023 em Mato Grosso. Isso representa um aumento substancial do estoque de empregos, que passou de 850.560 em janeiro para 889.705 em setembro.
O setor de serviços lidera a geração de empregos no estado, seguido pelo comércio, agropecuária, indústria e construção. A demanda por trabalhadores qualificados é alta, e o Sistema Nacional de Emprego em Mato Grosso (Sine/MT) anuncia uma média de três mil vagas por semana.
Desafios na Ocupação de Vagas
Apesar do grande número de vagas anunciadas, muitas delas não estão sendo preenchidas. A falta de capacitação dos trabalhadores é um dos principais motivos para isso. Muitas vezes, as vagas são ocupadas por pessoas de outros estados que possuem as habilidades necessárias.
Para resolver esse problema, o Governo do Estado lançou o Programa SER Família Capacita em abril de 2023. O programa oferece 50 mil vagas para capacitação, preferencialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
SER Família Capacita: Capacitando Trabalhadores
O SER Família Capacita é uma iniciativa que visa dar aos mato-grossenses a oportunidade de se qualificarem para as vagas de emprego disponíveis no mercado. O objetivo é proporcionar a essas pessoas uma profissão e independência financeira, melhorando suas vidas e as de seus familiares.
Para isso, o Senai, contratado pelo Estado para realizar as capacitações, realizou um mapeamento das principais necessidades de profissionais nos municípios. Com base nesse mapeamento, são oferecidos cursos que atendem à demanda por profissionais capacitados.
Resultados do Programa
Em apenas cinco meses de atuação, o programa já atendeu a 87% dos municípios de Mato Grosso, com mais de nove mil matrículas realizadas. Ao todo, foram formadas 433 turmas em 34 cursos nas áreas de alimentos e bebidas, vestuário, construção civil, metalmecânica, automotiva, gestão, logística e tecnologia da informação.
Um dos locais onde o programa está sendo oferecido é a ‘Obras Sociais Seara de Luz’, no bairro Jardim Liberdade, em Cuiabá. Nesse local, está sendo oferecido o curso de Padeiro, que conta com 20 alunos.
Os alunos do curso elogiam a iniciativa do governo estadual. “Estamos muito felizes porque essa qualificação mudará as nossas vidas”, afirma Taqueiche Massavi da Silva, um dos alunos.
Impacto Positivo na Economia
A situação positiva na geração de empregos em Mato Grosso é um fator valioso para o desenvolvimento social e econômico do estado. A capacitação de recursos humanos é fundamental para o crescimento econômico e a melhoria das condições de vida na sociedade.
Os dados do Novo Caged mostram que a maioria das novas contratações foi de trabalhadores da produção de bens e serviços industriais. Isso inclui operadores de robôs e equipamentos especiais, trabalhadores da construção civil, e condutores de veículos e operadores de equipamentos de elevação e de movimentação de cargas.
Conclusão
O estado de Mato Grosso tem se destacado na geração de empregos e na capacitação de trabalhadores. Por meio do programa SER Família Capacita, o governo do estado está promovendo a inclusão social e a independência financeira de milhares de pessoas. Com isso, Mato Grosso se tornou um modelo para outros estados do Brasil na promoção do desenvolvimento econômico e social.
Para informações adicionais, acesse o site