Connect with us
Manaus mantém campanha de vacinação antirrábica para animais - confira a programação desta semana de 6 a 11/11 Manaus mantém campanha de vacinação antirrábica para animais - confira a programação desta semana de 6 a 11/11

Notícias

Manaus mantém campanha de vacinação antirrábica para animais – confira a programação desta semana de 6 a 11/11

Published

on

Manaus, a capital do estado do Amazonas, continua com sua campanha de vacinação antirrábica para animais. A campanha é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e executada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Doutor Carlos Durand. A mobilização vai percorrer vias de 13 bairros no período de 6 a 11 de novembro.

O objetivo da campanha

A campanha tem como objetivo imunizar 255 mil cães e gatos contra a raiva animal. A raiva é uma doença grave, transmitida aos seres humanos por mordidas, arranhaduras ou contato com a saliva de animais infectados.

Advertisement

Ações da campanha

O gerente do CCZ Manaus, Rodrigo Araújo, informa que as equipes da campanha vão reforçar a imunização em alguns locais já visitados.

> ‘Na zona Sul, eles irão retornar ao bairro Japiim, percorrendo inclusive ruas dos conjuntos 31 de Março e Atílio Andreazza, e à comunidade São Sebastião, no São Francisco. A revisão dos bairros nesta semana inclui também Crespo, Petrópolis e Raiz nesta semana’, antecipa.

Advertisement

Cronograma da campanha

A programação da campanha de vacinação antirrábica em Manaus é a seguinte:

1. Zona Sul
– 6/11 – Japiim (bairro, 31 de Março e Atílio Andreazza)
– 7/11 – Japiim
– 8/11 – Raiz
– 9/11 – Crespo e Raiz
– 10 e 11/11 – Petrópolis e São Francisco (Comunidade. São Sebastião)

Advertisement

2. Zona Norte
– 6/11 – Lago Azul (João Paulo)
– 7/11 – Lago Azul (João Paulo) e Nova Cidade (Buritis)
– 8/11 – Nova Cidade (Cidadão – Etapas 5 e 7)
– 9/11 – Nova Cidade (cemitério dos Índios e Itaporanga)
– 10 e 11/11 – Nova Cidade

3. Zona Leste
– 6/11 – Cidade de Deus (bairro, morro da Catita e Valparaíso)
– 7/11 – Cidade de Deus e Monte Sião
– 8/11 – Jorge Teixeira (Bairro Novo) e Monte Sião
– 9 a 11/11 – Colônia Antônio Aleixo

Advertisement

4. Zona Oeste
– 6 e 7/11 – Santo Antônio
– 8 e 9/11 – Tarumã (Cidade das Luzes e estrada do Cetur)
– 10/11 – Tarumã (União da Vitória)
– 11/11 – Tarumã (Parque São Pedro)

Importância da imunização

A imunização anual é obrigatória para cães e gatos a partir dos 6 meses de idade, e os tutores devem se certificar de que o animal goza de boa saúde antes de receber a vacina.

Advertisement

> ‘Um tutor ou tutora deve estar presente no local, para receber as equipes e para conter os animais, durante a aplicação da vacina. Após o procedimento, é entregue um comprovante de imunização dos bichos’, acrescenta Rodrigo.

Controle e erradicação da raiva

A campanha de vacinação antirrábica é realizada há mais de 40 anos em Manaus, como parte das ações de controle e erradicação da raiva humana.

Advertisement

> ‘O trabalho de vigilância epidemiológica da Semsa Manaus, por meio do CCZ, visa assegurar a proteção da população contra essa doença, que tem taxa de mortalidade de quase 100%. Graças a isso, não há registro de casos no município desde 1985’, diz Rodrigo Araújo.

A ação municipal ocorre anualmente, promovendo a intensificação da imunização de cães e gatos em toda a capital. A edição de 2023 da campanha iniciou sua etapa urbana no dia 20/9, com previsão de encerramento no dia 6/12. A etapa rural ocorreu de 12/6 a 30/8, em comunidades terrestres e fluviais da zona rural do município.

Advertisement

Serviço de vacinação

O serviço de vacinação é ofertado durante todo o ano no CCZ Manaus, na avenida Brasil, s/nº, no bairro Compensa, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Para mais informações, acesse o site da prefeitura de Manaus.

Advertisement

Compartilhe esta informação e ajude nossos amigos de quatro patas a permanecerem saudáveis e protegidos.

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement