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Livro Nascentes Vivas para os povos Guarani, Kaiowá e Terena nas escolas de Dourados
O livro Nascentes Vivas para os povos Guarani, Kaiowá e Terena nas escolas de Dourados é um marco na educação e cultura indígena em Mato Grosso do Sul. Esta análise aprofundada revela a importância desse trabalho para a comunidade escolar e a sociedade em geral.
Introdução
O livro Nascentes Vivas para os povos Guarani, Kaiowá e Terena nas escolas de Dourados é uma obra significativa que destaca a história e a cultura dos povos indígenas de Mato Grosso do Sul. A autora do livro, Mazé Torquato Chotil, é uma jornalista e escritora que nasceu em Glória de Dourados-MS. Ela tem um doutorado (Paris VIII) e pós-doutorado (EHESS).
Sobre a Autora
Mazé Torquato Chotil é uma jornalista, pesquisadora e autora respeitada. Ela nasceu em Glória de Dourados-MS e atualmente reside em Paris. Mazé tem 13 livros publicados, cinco dos quais estão em francês. Ela é membro da associação Os amigos de Maria d’Apparecida e presidenta da UEELP – União Europeia de escritores de língua Portuguesa.
Sobre o Livro
O livro aborda o projeto na Aldeia Jaguapiru-Bororó, mas também a história da criação da reserva, os desafios quotidianos de seus moradores. O projeto, como o próprio nome diz, visa a obter as nascentes dos rios vivas na Reserva, a reflorestação, além da educação ambiental.
Importância do Livro para as Escolas de Dourados
O livro Nascentes Vivas é uma ferramenta pedagógica valiosa para as escolas de Dourados. Ele fornece uma visão detalhada da história e da cultura indígena, o que pode ajudar a promover uma melhor compreensão e apreciação dessas culturas entre os alunos. O livro também aborda questões importantes como a preservação do meio ambiente e a importância da educação ambiental.
Destaques do Projeto
O projeto Nascentes Vivas tem várias características notáveis. Ele trabalha na restauração da vegetação que margeia o córrego Jaguapiru e proporciona atividades de educação ambiental para alunos das escolas indígenas da Reserva. O projeto também criou uma cisterna, um viveiro de plantas, uma casa de sementes crioulas e ganhou prêmios importantes pelo trabalho que vem realizando.
Prêmios e Reconhecimentos
O projeto Nascentes Vivas ganhou vários prêmios e reconhecimentos importantes. Isso é uma prova do impacto significativo que o projeto está tendo na reserva indígena e nas comunidades circundantes.
Conclusão
O livro Nascentes Vivas para os povos Guarani, Kaiowá e Terena nas escolas de Dourados é um recurso educacional valioso que pode ajudar a promover a compreensão e a apreciação da cultura indígena. O trabalho da autora Mazé Torquato Chotil e do projeto Nascentes Vivas é uma contribuição significativa para a educação e a preservação cultural em Mato Grosso do Sul.
Referências
– O Progresso – Notícias de Dourados-MS e região
– Livro Nascentes Vivas para os povos Guarani, Kaiowá e Terena nas escolas de Dourados – O Progresso
– Mazé Torquato Chotil – LinkedIn
– UEELP – União Europeia de escritores de língua Portuguesa
Nota: Este artigo foi escrito com base em informações disponíveis publicamente. A autora não tem afiliação com o livro Nascentes Vivas ou a autora Mazé Torquato Chotil.
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