Connect with us
14news.com.br confira as vagas de emprego disponiveis nos pats da regiao de botucatu image Líderes Indígenas Reivindicam Diálogo, Proximidade e Inclusão do Governo 14news.com.br confira as vagas de emprego disponiveis nos pats da regiao de botucatu image Líderes Indígenas Reivindicam Diálogo, Proximidade e Inclusão do Governo

Notícias

Líderes Indígenas Reivindicam Diálogo, Proximidade e Inclusão do Governo

Published

on

Introdução

No estado do Tocantins, onde vivem mais de 20.000 indígenas, questões como saúde, educação, infraestrutura, acessibilidade e oportunidades são de extrema importância. Estes foram os temas centrais do I Encontro de lideranças indígenas do Tocantins. Pedro Paulo Gomes Xerente, coordenador da Funai Araguaia Tocantins, destacou as necessidades de desenvolvimento econômico nas comunidades indígenas.

Desenvolvimento Econômico

‘É essencial levar desenvolvimento ao nosso povo, valorizando o artesanato e proporcionando estrutura dentro das comunidades para gerar renda de forma legal’, destacou Pedro Paulo. Ele enfatizou a importância do turismo, da comercialização de alimentos e da alimentação escolar como fontes de renda. Além disso, ressaltou a necessidade de segurança e oportunidades de trabalho para as mulheres.

Advertisement

Saúde da Mulher Indígena

Lenimar Werreria enfatizou a questão da saúde direcionada às mulheres indígenas. ‘Muitas vezes somos acometidas de alguma patologia e precisa de um tratamento direcionado, e não temos. Perdemos mulheres por isso’, lamentou. Ela destacou a importância de um atendimento de saúde digno para a mulher indígena.

Inclusão das Mulheres

‘Nos sentimos excluídas dessas pastas direcionadas, por exemplo, à habitação. Se andarem nas nossas aldeias, vão perceber a falta de habitação. Toda mulher, independente de raça e cor, sonha em ter casa própria’, argumentou Lenimar.

Advertisement

Educação e Infraestrutura

A construção de escolas com quadra coberta e refeitório para as crianças também foi uma demanda apresentada. ‘Andando por aí, vemos escolas de tempo integral que dão dignidade para as crianças da cidade e capital, queremos fazer parte dessas políticas’, disse o líder indígena.

Além disso, a situação do concurso público de educação para os indígenas foi levantada. ‘Queremos que o secretário de educação do estado faça um concurso específico para o nosso povo, temos professores mestres e doutores capacitados para o processo’, pontuou.

Advertisement

Proximidade com o Estado

Davi Apinajé destacou a falta de proximidade com o estado. ‘Enfrentamos muita dificuldade em dialogar com o governo do estado. Somos vereadores e precisamos levar as demandas. A população que é da base acredita que somos capazes de resolver os problemas’, afirmou.

Infraestrutura e Transporte

Para Aparecida Apinajé, as demandas estão relacionadas às questões de infraestrutura. ‘É o elo de ligação entre as cidades, escolas, os transportes da educação e saúde também. Infelizmente não há reparação das estradas e ficam intransitáveis causando a paralisação dos transportes escolares e aulas paralisadas’, criticou.

Advertisement

Saúde e Apoio às Mulheres Voluntárias

Aparecida também pediu que a regulação da saúde, que é em Augustinópolis, seja mudada para Araguaína. Além disso, pediu apoio às mulheres voluntárias da brigada. ‘Cuidar e preservar o território é fundamental, queremos apoio para a brigada voluntária, que são 43 mulheres, mães e professoras’, solicitou.

Problemas Ambientais e Manutenção de Estradas

Adão Xerente comentou sobre os incêndios descontrolados e cobrou um projeto ou parceria do governo estadual para que haja educação ambiental nas escolas e aldeias. Adão também pediu urgência na realização de concurso para os indígenas.

Advertisement

Ações do Governo

De acordo com a Secretaria dos Povos Originários, a gestora Narubia Werreria, disse que as articulações em andamento junto com outras secretarias e entidades federais para buscar ‘etnodesenvolvimento econômico sustentável, a valorização cultural, a segurança e o acesso à justiça, a captação de recursos, o fomento à integração institucional, a gestão territorial e gestão participativa’.

Conclusão

A reunião dos líderes indígenas trouxe à tona várias questões que precisam ser abordadas para melhorar a vida dessas comunidades. O diálogo, a proximidade e a inclusão são elementos cruciais para atender a essas demandas e garantir que os direitos dos povos indígenas sejam respeitados.

Advertisement

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Copyright © 2017 powered by Notícias de Emprego.