Notícias
Líderes Cooperativistas de Minas Gerais em Missões Técnicas Internacionais
O Sistema Ocemg continua a aprimorar o setor através de educação profissional, em parceria com as melhores escolas de negócios do mundo, além de promover o intercâmbio de experiências e aprendizados para líderes do setor. Recentemente, foram realizadas missões técnicas internacionais que refletem a preocupação do Sistema Ocemg em estimular constantemente ações voltadas para a competitividade e a excelência em gestão no ambiente cooperativista.
Foco em Tendências de Mercado
O objetivo é sempre apresentar às cooperativas as principais tendências de mercado, incentivando o desenvolvimento de habilidades, inovação e a adoção de novos modelos estratégicos de atuação.
Trilha do Conhecimento
Na jornada de aprendizado, os líderes passaram pelo Lidercoop, em Minas Gerais, em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), pelo Coop Management Program, na Católica de Lisbon University, e em Portugal, pelo Advanced Coop Management, na University of. St. Gallen, na Suíça. Os participantes concluíram a quarta etapa da trilha do conhecimento no final de outubro e início de novembro.
Um grupo de 47 líderes, divididos em duas turmas, participou do Prime Coop Management, um dos cursos de formação de lideranças mais tradicionais do cooperativismo internacional. Este programa acontece no Trinity College Dublin, uma das principais escolas de negócios do mundo.
O Curso e a Experiência
Este curso tem como foco a estratégia organizacional, o que foi muito oportuno para a Coopmetro, que está revisando seu planejamento estratégico. Além disso, a presidente do Sicoob Cosmipa destacou como ponto alto da missão à Irlanda o acesso ao que há de mais moderno em termos de conhecimento em gestão e liderança.
> ‘O Sistema Ocemg transcende fronteiras e coloca o cooperativismo de crédito nacional na rota do que existe de melhor em termos de conhecimento’, declara Zélia Maria.
Experiência Educacional
Em busca de conhecimento e novas experiências educacionais, seis representantes da Cooperativa Educacional Sarom (CES) também participaram da trilha de aprendizado. Eles participaram de um curso na prestigiada escola dinamarquesa Kaospilot e visitaram a cooperativa de consumo Fruta Feia, em Lisboa – Portugal.
Para a presidente e diretora da CES, Maria José Leite, a missão foi uma oportunidade única de crescimento pessoal e profissional dos participantes.
> “Queremos inovar nossa prática pedagógica e, nessa viagem, aprendemos novas metodologias, além de conhecer projetos que promovem o desenvolvimento social, econômico e cultural”, elogia Maria José.
# Congresso do Ramo Crédito
O empoderamento de pessoas e comunidades é o tema do 30º Congresso da Confederação Internacional dos Bancos Populares (CIBP), que fez uma análise do papel das cooperativas financeiras em um mundo em constante mudança.
> “Viemos observar e comparar o cooperativismo de crédito europeu com o brasileiro para, posteriormente, aplicar esses conhecimentos de acordo com a nossa realidade”, conta o presidente do Sicoob Credibelo, Luciano de Oliveira Cunha.
Além de participar do evento, o grupo fez uma visita de prospecção de boas práticas sociais na Les Relais Solidaires – um grupo econômico solidário, que tem como missão favorecer a inserção, o retorno ao emprego e a inclusão social de populações vulneráveis.
O presidente da Unicred Aliança, Luiz Mauro Coelho, está muito otimista com a oportunidade de aprendizado.
> “Voltei com novas ideias e um novo olhar para esse nicho do banco popular para, quem sabe, atuar nesse mercado também”, declara Luiz Mauro.
O Sistema Ocemg continua a investir no desenvolvimento do setor cooperativo, proporcionando oportunidades de aprendizado e crescimento para seus líderes. Ao participar dessas missões técnicas internacionais, os líderes cooperativistas de Minas Gerais estão se equipando com as habilidades e o conhecimento necessários para liderar suas organizações na direção do sucesso.
Para mais informações, visite o site do Sistema Ocemg.
Para informações adicionais, acesse o site
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.