Connect with us
Creditos Marcos Amend Lançamento do Filme Pirarucu - o sopro da Amazônia" Domingo (20) no Teatro Amazonas" Creditos Marcos Amend Lançamento do Filme Pirarucu - o sopro da Amazônia" Domingo (20) no Teatro Amazonas"

Notícias

Lançamento do Filme Pirarucu – o sopro da Amazônia” Domingo (20) no Teatro Amazonas”

Published

on

Em 20 de agosto, um domingo, às 19h, o Teatro Amazonas terá o privilégio de sediar o lançamento do filme ‘Pirarucu – o sopro da Amazônia’. O filme ilustra como o manejo sustentável do pirarucu serve como um instrumento poderoso para proteger a região amazônica e seus habitantes. A exibição será gratuita para o público.

Produzido pela Banksia Films, com direção de Carolina Fernandes, uma produtora audiovisual estabelecida no Amazonas há mais de uma década, o filme destaca o desenvolvimento do manejo do pirarucu. Ele ressalta a relevância da combinação do conhecimento tradicional com o conhecimento técnico de pesquisadores do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá.

Advertisement

> ‘Com o declínio da borracha e seus patrocinadores, os residentes da região se organizaram e, inspirados pela luta pela emancipação liderada por Chico Mendes, conseguiram a demarcação de Unidades de Conservação (UCs) e a comercialização da produção agroextrativista de maneira mais autônoma e justa, eliminando os intermediários e criando suas próprias associações. O filme retrata poeticamente como suas comunidades melhoraram a qualidade de vida ao se engajarem nessa atividade sustentável, que salvou o pirarucu da extinção e protege a floresta. Todos estão convidados a prestigiar este momento tão importante. Não há lista VIP para assistir ao lançamento. Basta chegar, pois a entrada é gratuita’, comenta a diretora Carolina Fernandes.

O filme também ilustra como a região do Médio Juruá superou um cenário de trabalho análogo à escravidão para se tornar um verdadeiro exemplo de desenvolvimento sustentável na Amazônia.

Advertisement

Associação dos Produtores Rurais de Carauari (ASPROC)

O público também terá a oportunidade de aprender sobre a história da Associação dos Produtores Rurais de Carauari (ASPROC), a primeira organização criada na região, que até hoje é um grande exemplo para a Amazônia, coordenando as atividades no território com compromisso com a floresta e seus povos.

Resultados Positivos

Além disso, o filme apresenta os resultados positivos dessa atividade no Médio Juruá. Em 11 anos, a população de pirarucu aumentou 55 vezes em lagos protegidos, resultado do manejo participativo do pirarucu, que gera uma importante fonte de renda, melhorando a qualidade de vida nas comunidades pela valorização dos produtos sustentáveis da floresta.

Advertisement

Apoio e Parcerias

O lançamento do filme conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), e do Coletivo do Pirarucu, um arranjo que representa diversas organizações que atuam no fortalecimento do manejo do pirarucu.

SOBRE A DIREÇÃO DO FILME:

Carolina Fernandes, diretora e produtora audiovisual estabelecida no Amazonas há 12 anos, assumiu a direção do filme. Treinada pela indústria da TV britânica e francesa, ela tem experiência na direção e produção de séries de TV e documentários com temática ambiental, com créditos na BBC, National Geographic Channels, Smithsonian Channel, HBO, Netflix, Animal Planet, Arte France, entre outros. Além disso, é diretora da série do Discovery Science ‘Mysteries of the Abandoned’ na Amazônia.

Advertisement

O filme é produzido pela BANKSIA FILMS, uma produtora audiovisual de filmes com conteúdo para cinema e TV, atuando no mercado audiovisual brasileiro e internacional, oferecendo serviços de criação de conteúdo, produção e pós-produção de séries de entretenimento factuais, programas de entretenimento de alto perfil, documentários de realidade e de observação. É reconhecida no mercado nacional e internacional pela qualidade e solidez de seus projetos audiovisuais.

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement