Connect with us
Lagoa Grande, a Nova Capital Pernambucana da Uva e do Vinho Lagoa Grande, a Nova Capital Pernambucana da Uva e do Vinho

Notícias

Lagoa Grande, a Nova Capital Pernambucana da Uva e do Vinho

Published

on

Na terça-feira (16), uma cerimônia memorável aconteceu na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O município de Lagoa Grande, no Vale do São Francisco, foi honrado com o título de Capital Pernambucana da Uva e do Vinho. A iniciativa partiu do deputado estadual Jarbas Filho (MDB), e a comenda foi recebida pelo prefeito Vilmar Cappellaro.

Lagoa Grande: Da Passagem à Terra das Oportunidades

Com uma população de pouco mais de 25.000 habitantes, Lagoa Grande passou de um simples ponto de passagem para uma terra de oportunidades no Vale do São Francisco. Sua capacidade agrícola, especialmente a produção de uvas e vinhos, e os investimentos em infraestrutura foram fundamentais para o crescimento da cidade.

Advertisement

Produção de Uvas e PIB

Segundo dados do IBGE, Lagoa Grande teve uma produtividade de 47 toneladas por hectare de uvas, superando a média nacional de 19,4 toneladas por hectare. Além disso, o município tem o terceiro maior PIB do São Francisco, chegando a quase R$ 500 milhões.

Reconhecimento e Desenvolvimento

O título é um reconhecimento da grandeza de Lagoa Grande e de sua importância para a vitivinicultura e o enoturismo do estado. O deputado Jarbas Filho acredita que o título ajudará no desenvolvimento econômico da cidade, na geração de empregos e renda, além de atrair turistas.

Advertisement

Cerimônia na Assembleia Legislativa

A cerimônia foi marcada pela apresentação do coral da Alepe e pelo cordelista Ronilde Gonçalves, que falou sobre os atrativos de Lagoa Grande em forma de cordel. Também enalteceram a cidade o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, o deputado federal Fernando Monteiro e o empresário Jorge Garziera.

Palavras do Prefeito

Emocionado, o prefeito Vilmar Cappellaro destacou o trabalho que vem sendo realizado em Lagoa Grande, essencial para que o município seja agora considerado a capital pernambucana da Uva e do Vinho.

Advertisement

Frente Parlamentar

Por iniciativa de Jarbas Filho, a Casa Joaquim Nabuco aprovou a criação de uma Frente Parlamentar em Defesa da Vitivinicultura e Enoturismo do Estado. O grupo de trabalho começará a se reunir ainda este ano, buscando debater formas de ampliar a produção de uvas e vinhos.

Rota da Uva e do Vinho

O Vale do São Francisco é conhecido como a Rota da Uva e do Vinho e tem grande potencial para impulsionar o enoturismo, gerando benefícios para a economia de Pernambuco, aumentando a arrecadação, renda e empregos.

Advertisement

Compartilhe essa notícia no [WhatsApp](whatsapp://send?text=Lagoa%20Grande%20%C3%A9%20nomeada%20Capital%20Pernambucana%20da%20Uva%20e%20do%20Vinho)!

Advertisement

Edmar Lyra é um jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante e comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Siga-me nas redes sociais:

Advertisement

Facebook
Instagram
LinkedIn
Twitter

Advertisement

Posts Populares

1. Celso Onofre é definido como pré-candidato à prefeitura de Ibirajuba com apoio de lideranças políticas
2. Direita critica governo Lula por não condenar ataque do Irã a Israel
3. Sudene impulsiona a liderança feminina em empresas de tecnologia

Advertisement

> ‘A vitivinicultura e o enoturismo têm grandes potenciais para impulsionar a economia de Pernambuco, gerando benefícios como a aumentar a arrecadação, a renda e os empregos.‘ – Edmar Lyra

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement