Connect with us
WhatsApp Image 2023 08 28 at 165559 1 00485400 0 202308291127 Integrando as Calculadoras nas Salas de Aula de Matemática em Imbaú WhatsApp Image 2023 08 28 at 165559 1 00485400 0 202308291127 Integrando as Calculadoras nas Salas de Aula de Matemática em Imbaú

Notícias

Integrando as Calculadoras nas Salas de Aula de Matemática em Imbaú

Published

on

A matemática pode ser um desafio para alguns alunos, mas com o uso de ferramentas adequadas, como as calculadoras, a aprendizagem pode se tornar uma experiência agradável. Neste artigo, exploraremos uma instância em que as calculadoras foram integradas com sucesso na sala de aula na Escola Municipal Julia Wanderley, em Imbaú.

Desmistificando as Calculadoras

Em um dia normal de agosto, a professora Silvana Batista Barreto, do 4º ano B, implementou uma atividade especial. O objetivo era ‘desmistificar a calculadora como um ‘bicho-papão’ da matemática’, que é geralmente proibida durante os trabalhos dos estudantes.

Advertisement

A aula começou com um vídeo explicativo apresentando as diversas funções de uma calculadora. A educadora destaca que a atividade teve como objetivo incentivar os alunos a verem a calculadora como uma ferramenta de aprendizado útil, e não apenas como um dispositivo para ‘trapacear’ em cálculos difíceis.

Integrando a Tecnologia na Sala de Aula

Para essa atividade, as crianças foram instruídas a trazer seus próprios celulares para a aula, uma iniciativa que já havia sido discutida e aprovada pelos pais através do grupo de WhatsApp da turma. Silvana aponta que isso é algo que os alunos adoram, mas que não é explorado o suficiente como ferramenta de pesquisa em sala de aula.

Advertisement

Os alunos foram divididos em duplas e trios e incentivados a explorar a calculadora em seus próprios celulares. Isso contribuiu para uma atmosfera de aprendizado colaborativo, onde os alunos poderiam aprender uns com os outros, além de aprender com a professora.

Galeria de Fotos

Aqui estão algumas fotos da atividade em ação:

Advertisement

Aprendendo Através da Prática

Após se familiarizarem com a calculadora, os alunos foram encorajados a criar seus próprios cálculos. Eles realizaram operações matemáticas de adição, subtração e multiplicação, utilizando a calculadora para a resolução. Também foram criados cálculos orais para que outros grupos resolvessem em dois minutos, tanto com a calculadora quanto sem ela.

Reflexão Final

Ao final da atividade, os alunos foram convidados a refletir sobre a experiência. Eles escreveram relatos avaliando a aula e falando sobre o que mais gostaram de trabalhar com a calculadora. A professora Silvana conclui que a atividade foi relevante e divertida, ajudando os alunos a descobrir uma nova maneira de estudar matemática.

Advertisement

Mais Informações

Para mais informações sobre o uso de calculadoras na sala de aula e outras atividades da Escola Municipal Julia Wanderley, visite o blog escolar(https://escolajuliawanderley.blogspot.com/2023/08/calculadora-como-aliada.html).

Conclusão

O uso de calculadoras na sala de aula pode ser uma forma eficaz de tornar a matemática mais acessível e agradável para os alunos. Com a orientação adequada, as calculadoras podem ser integradas com sucesso no currículo, proporcionando aos alunos uma compreensão mais profunda dos conceitos matemáticos.

Advertisement

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement