Notícias
Integrando as Calculadoras nas Salas de Aula de Matemática em Imbaú
A matemática pode ser um desafio para alguns alunos, mas com o uso de ferramentas adequadas, como as calculadoras, a aprendizagem pode se tornar uma experiência agradável. Neste artigo, exploraremos uma instância em que as calculadoras foram integradas com sucesso na sala de aula na Escola Municipal Julia Wanderley, em Imbaú.
Desmistificando as Calculadoras
Em um dia normal de agosto, a professora Silvana Batista Barreto, do 4º ano B, implementou uma atividade especial. O objetivo era ‘desmistificar a calculadora como um ‘bicho-papão’ da matemática’, que é geralmente proibida durante os trabalhos dos estudantes.
A aula começou com um vídeo explicativo apresentando as diversas funções de uma calculadora. A educadora destaca que a atividade teve como objetivo incentivar os alunos a verem a calculadora como uma ferramenta de aprendizado útil, e não apenas como um dispositivo para ‘trapacear’ em cálculos difíceis.
Integrando a Tecnologia na Sala de Aula
Para essa atividade, as crianças foram instruídas a trazer seus próprios celulares para a aula, uma iniciativa que já havia sido discutida e aprovada pelos pais através do grupo de WhatsApp da turma. Silvana aponta que isso é algo que os alunos adoram, mas que não é explorado o suficiente como ferramenta de pesquisa em sala de aula.
Os alunos foram divididos em duplas e trios e incentivados a explorar a calculadora em seus próprios celulares. Isso contribuiu para uma atmosfera de aprendizado colaborativo, onde os alunos poderiam aprender uns com os outros, além de aprender com a professora.
Galeria de Fotos
Aqui estão algumas fotos da atividade em ação:
Aprendendo Através da Prática
Após se familiarizarem com a calculadora, os alunos foram encorajados a criar seus próprios cálculos. Eles realizaram operações matemáticas de adição, subtração e multiplicação, utilizando a calculadora para a resolução. Também foram criados cálculos orais para que outros grupos resolvessem em dois minutos, tanto com a calculadora quanto sem ela.
Reflexão Final
Ao final da atividade, os alunos foram convidados a refletir sobre a experiência. Eles escreveram relatos avaliando a aula e falando sobre o que mais gostaram de trabalhar com a calculadora. A professora Silvana conclui que a atividade foi relevante e divertida, ajudando os alunos a descobrir uma nova maneira de estudar matemática.
Mais Informações
Para mais informações sobre o uso de calculadoras na sala de aula e outras atividades da Escola Municipal Julia Wanderley, visite o blog escolar(https://escolajuliawanderley.blogspot.com/2023/08/calculadora-como-aliada.html).
Conclusão
O uso de calculadoras na sala de aula pode ser uma forma eficaz de tornar a matemática mais acessível e agradável para os alunos. Com a orientação adequada, as calculadoras podem ser integradas com sucesso no currículo, proporcionando aos alunos uma compreensão mais profunda dos conceitos matemáticos.
Para informações adicionais, acesse o site