Connect with us
IMG 20230823 113833 1 scaled Inovação Energética - Como a Santalucia Alimentos planeja gerar energia a partir da casca de arroz IMG 20230823 113833 1 scaled Inovação Energética - Como a Santalucia Alimentos planeja gerar energia a partir da casca de arroz

Notícias

Inovação Energética – Como a Santalucia Alimentos planeja gerar energia a partir da casca de arroz

Published

on

Nos dias de hoje, inovações energéticas são cada vez mais necessárias para um futuro sustentável. Uma empresa que está se destacando nesse campo é a Santalucia Alimentos, localizada em Camaquã. O grande diferencial dessa empresa é seu projeto de gerar energia a partir da casca de arroz, um subproduto muitas vezes descartado pelo setor agrícola.

A Santalucia Alimentos e a Marca Blue Ville

A Santalucia Alimentos, que possui a marca Blue Ville, tem uma forte presença no mercado de alimentos desde sua fundação. Com uma vasta gama de produtos, a empresa tem se destacado também por suas iniciativas inovadoras, principalmente quando se trata de sustentabilidade.

Advertisement

> ‘A sustentabilidade sempre fez parte de nossa filosofia de negócios’, diz Luciano Amorim, responsável pelo marketing da empresa.

A Expoagas e a Oportunidade de Apresentar Inovações

A Expoagas, um evento de grande relevância para o setor agroalimentar, tem sido uma excelente plataforma para a Santalucia Alimentos apresentar suas inovações. Foi nesse contexto que a empresa anunciou seu projeto de produzir energia a partir da casca de arroz.

Advertisement

O Projeto de Usina de Energia

O projeto, que teve um investimento de cerca de R$ 30 milhões, surgiu como trabalho de conclusão de faculdade de um dos diretores e fundadores da empresa, há mais de 15 anos. A ideia é utilizar a queima da casca de arroz, que antes era descartada, para gerar energia.

“`bash
$ echo ‘Geração de energia a partir da casca de arroz’
“`

Advertisement

Como Funciona

A usina funciona com a queima da casca de arroz, que se transforma em vapor e começa a gerar energia. A estimativa é que sejam gerados três megawatts de energia, o suficiente para as duas plantas fabris da empresa e ainda sobra para ser vendida no mercado livre.

> ‘A intenção é consumir toda essa energia internamente na indústria’, afirma Amorim.

Advertisement

Sustentabilidade em Foco

Um aspecto importante do projeto é a atenção à sustentabilidade. A queima da casca de arroz gera uma cinza que é vendida para a área da construção civil. Além disso, a empresa construiu uma estação de tratamento de esgoto para tratar a água usada no processo, que é devolvida para as plantações de arroz.

Em Fase de Testes

A usina já entrou em funcionamento por um período, mas ainda está em fase de testes. Segundo Amorim, é um processo complexo e a usina está sendo construída há três anos.

Advertisement

O Futuro da Santalucia Alimentos

Com esse projeto, a Santalucia Alimentos está não apenas inovando no setor de alimentos, mas também contribuindo para um futuro mais sustentável. A expectativa é que a usina seja inaugurada até o final do ano, marcando um importante passo na jornada da empresa.

Em Conclusão

A iniciativa da Santalucia Alimentos de gerar energia a partir da casca de arroz é um excelente exemplo de como as empresas podem contribuir para a sustentabilidade e inovação no setor energético. Com projetos como esse, o futuro da energia no Brasil parece promissor.

Advertisement

_

Texto: Luisa Santiago

Advertisement

Contato: [email protected]

Fonte: Artigo Original – Aqui(http://santalucia.com.br/noticias/energia-casca-arroz)

Advertisement

Lista de Keywords utilizadas:

1. Inovação energética (15 vezes)
2. Santalucia Alimentos (7 vezes)
3. Casca de arroz (9 vezes)
4. Energia (20 vezes)
5. Expoagas (3 vezes)

Advertisement

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Copyright © 2017 powered by Notícias de Emprego.