Notícias
Incêndio atinge fábrica no Meio-Oeste de Santa Catarina
Um incêndio de proporções consideráveis atingiu recentemente a fábrica da Sulfibra Group, localizada na cidade de Iomerê, no Meio-Oeste de Santa Catarina. O incidente, que teve início por volta das 19 horas, mobilizou tanto a brigada de incêndio interna da empresa quanto bombeiros de toda a região. Vamos explorar mais detalhes sobre essa ocorrência.
A ocorrência do incêndio
O sinistro teve início na noite de terça-feira (07). Uma densa fumaça escura se espalhou sobre parte da cidade, causando preocupação entre os moradores. A fábrica da Sulfibra, que produz chapas de laminados de fibra de vidro, poliuretano, adesivos, resinas e outros componentes inflamáveis, tem um alto potencial para a propagação de incêndios.
Ação rápida da brigada de incêndio e bombeiros
A brigada de incêndio da empresa foi a primeira a agir, tentando controlar o fogo. Logo em seguida, o Corpo de Bombeiros Militar da cidade de Videira e cidades vizinhas foram convocados para ajudar a extinguir as chamas. Ainda não se sabe a causa do incêndio.
“`
Ação rápida da brigada de incêndio e bombeiros
“`
Impacto na operação da fábrica
Apesar do incêndio, Sérgio Gomes, diretor da Sulfibra Group, afirmou que a operação da unidade fabril não foi comprometida e que as atividades continuariam normalmente. Ele também ressaltou que apenas danos materiais foram registrados e que nenhum funcionário da empresa ficou ferido.
> ‘Venho aqui confirmar que houve sim um início de incêndio na nossa unidade fabril da cidade de Iomerê, porém já está todo controlado. Devido à nossa brigada interna de incêndio, foi controlado imediatamente o fogo. Informar a todos que não houve nenhum dano pessoal, nenhum dano à saúde de nenhum dos nossos colaboradores e também apenas que houve danos financeiros, que ainda não sabemos mensurar, mas que o fogo já foi totalmente apagado e que as nossas operações seguem normalmente hoje e amanhã sem nenhum impacto nas operações da empresa. Muito obrigado a toda a comunidade pela preocupação. Informo a todos que estamos tudo bem. Isso que é importante. Não houve nenhum acidente, nenhum dano físico a nenhum de nossos colaboradores.’ – Sérgio Gomes, Diretor da Sulfibra Group.
Danos causados pelo incêndio
A Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar de Videira divulgou um relatório informando as circunstâncias da ocorrência. De acordo com o relatório, o incêndio danificou uma máquina e parte da estrutura do barracão da fábrica.
Combate ao fogo
O combate às chamas envolveu a montagem de duas linhas de ataque indireto à edificação, o resfriamento da estrutura para evitar que ela cedesse com o calor do fogo e o combate direto às chamas, utilizando extintores de pó químico seco (PQS) e água. Aproximadamente 6 mil litros de água foram utilizados para combater o fogo.
Ventilação mecânica e rescaldo
Após a extinção das chamas, foi realizada uma ventilação mecânica para a retirada do excesso de fumaça. Em virtude das características inflamáveis dos materiais presentes na edificação, foi realizado o rescaldo com o emprego de espuma.
Agradecimento à comunidade
Sérgio Gomes agradeceu à preocupação de toda a comunidade, bem como todas as ligações, chamadas e mensagens recebidas durante o incidente. Ele ressaltou que o incêndio foi de pequenas proporções e que tudo já estava sob controle.
Conclusão
Incidentes como esse evidenciam a importância do treinamento adequado e do equipamento de combate a incêndios em locais de trabalho. Felizmente, neste caso, a rápida resposta da brigada de incêndio da empresa e dos bombeiros locais conseguiu controlar o fogo antes que ele causasse danos mais significativos.
Para saber mais
* [Clínica é alvo de tentativa de assalto em Videira](link)
* [Timbó Grande e Santa Cecília cancelam transporte escolar para Caçador](link)
* [Um mês de guerra: mundo vê escalada de violência no Oriente Médio](link)
Fontes
1. [Portal RBV](link)
2. [Corpo de Bombeiros Militar de Videira](link)
Próximos passos
Fique ligado para mais atualizações sobre o ocorrido e outras notícias da região. Para receber as principais notícias, [participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV](link).
Para informações adicionais, acesse o site
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.