Notícias
III Conferência Regional de Assistência Social – Um Olhar Profundo na Região de Carajás
A região de Carajás recebeu no final de agosto a III Conferência Regional de Assistência Social. O evento, organizado pelo Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) e a Secretaria Estadual de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), reuniu 12 municípios sob o tema ‘Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos‘.
Primeiro Dia: Apresentação e Discussão
O primeiro dia da Conferência foi dedicado à apresentação dos cinco eixos de discussão. Foram discutidos temas como financiamento, controle social e articulação entre segmentos. As discussões deram o tom para o segundo dia, quando as propostas seriam discutidas em detalhe.
> Priscila Veloso, secretária adjunta da Seaspac, explicou o processo de discussão e escolha das propostas: ‘A gente vai tirar as propostas que melhor podem atender a Assistência Social, encaminhar para a estadual e daí a gente tira as propostas para levar até ao governo federal.‘
Segundo Dia: Trabalho em Grupos
No segundo dia, os representantes foram divididos em grupos de trabalho para discussão das propostas. O objetivo era selecionar as melhores ideias para serem levadas para o governo estadual e, posteriormente, para o governo federal.
De acordo com Edson Aires, presidente do Conselho de Assistência Social de Marabá (CMAS), o objetivo era fortalecer o SUAS na região e na assistência à sociedade que se encontra em situação de vulnerabilidade social.
‘Nosso objetivo é tirar as propostas e ações do governo estadual para ser implantado na região, no Estado e no governo Federal. Queremos melhorar as possibilidades de que esse recurso chegue às pessoas que realmente necessitam,’ disse Aires.
Colocando a Discussão em Prática
A pedagoga Rosário Marques, supervisora do programa Criança Feliz, de São Geraldo do Araguaia, destacou a importância da participação dos representantes e das discussões para melhorias a nível regional, estadual e federal.
‘Na proposta 10, estamos falando do cofinanciamento para a casa de acolhimento, que é de alta complexidade. Não temos esse financiamento que vem a nível de estado, porque municípios de pequeno porte não tem financiamento que vem do estado. Então essa é uma proposta de extrema importância. Temos despesas altas e que realmente precisa rever’, argumentou Marques.
A Voz dos Usuários
Maria Arlete Batista, usuária do Suas de Canaã dos Carajás, participou ativamente das discussões. Seu grupo focou no orçamento para melhorias de projetos.
‘Estamos discutindo orçamento de verbas para levar capacitação de jovens e projetos com crianças. Estou aprendendo muito, é um orgulho estar aqui representando Canaã dos Carajás e falar para os outros da importância dessas conferências. É através desses projetos que vem as leis que vão beneficiar os usuários’ expressou Batista.
Conclusão
A III Conferência Regional de Assistência Social não foi apenas um evento, mas um marco para a região de Carajás. Foi uma oportunidade para os representantes locais discutirem e proporem melhorias para a Assistência Social. E, acima de tudo, foi uma oportunidade para as vozes dos usuários serem ouvidas, para que as mudanças propostas possam realmente beneficiar aqueles que mais precisam.
Texto: Fabiana Alves
Fotos: Paulo Sergio
Para informações adicionais, acesse o site