Connect with us
Governo busca soluções para delitos ambientais nas Serras Gerais Governo busca soluções para delitos ambientais nas Serras Gerais

Notícias

Governo busca soluções para delitos ambientais nas Serras Gerais

Published

on

O governo do estado descobriu uma erosão em Lavandeira, na região das Serras Gerais, que faz fronteira com o estado da Bahia, onde foram despejados pneus e embalagens de pesticidas. Agora, o Executivo está à procura de soluções e culpados pelos delitos ambientais no sudeste do Tocantins.

Encontrando soluções

Segundo informações divulgadas pela Secretaria da Comunicação Social (Secom), uma equipe sobrevoou a área neste sábado, 4, entre o município de Aurora do Tocantins e o Riacho Bartolomeu, afluente da bacia do Rio Palma, na região do Mosquito, para investigar as consequências do impacto ambiental negativo na estação ecológica.

Advertisement

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, e o presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Renato Jayme, acompanharam de perto as ações de fiscalização.

O Executivo quer identificar a extensão dos danos ambientais e busca uma solução para o problema com a responsabilização dos autores dos crimes. Para isso, o Naturatins deve consolidar um relatório que será entregue no próximo dia 14, em Brasília (DF), à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e ao presidente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Renováveis (Ibama), Rodrigo Antonio de Agostinho Mendonça.

Advertisement

Comunicação nas Redes Sociais

Na rede social X (antigo Twitter), o secretário Marcello Lelis divulgou as principais ações realizadas durante a fiscalização e os próximos passos do governo durante essa semana.

> ‘Vamos preparar um relatório detalhado e meticuloso sobre o problema que será encaminhado ao src=twsrc%5Etfw’>@MarinaSilva e ao Presidente do src=twsrc%5Etfw’>@eduardosodremr do @governodabahia que se colocou à disposição… pic.twitter.com/SfPn4a9rtb
>
> — Marcello Lelis (@MarceloLelis) 5 de Novembro, 2023

Advertisement

ONGs na Luta Ambiental

A Organização Não Governamental (ONG) Voz Ambiental é uma das responsáveis por informar sobre os crimes, segundo divulgou a Secom. ‘Há famílias na região, próximo à principal erosão, e nossa preocupação é a qualidade da água, pois os pesticidas escorrem para as nascentes’, destacou o presidente da Voz Ambiental, Bernardino Rodrigues.

Serras Gerais

Atualmente há um Projeto de Lei (PL) nº 1779/2023, em tramitação no Congresso Nacional, que cria a Rota Turística das Serras Gerais e inclui os municípios de Almas, Arraias, Aurora do Tocantins, Dianópolis, Lavandeira, Natividade, Pindorama, Paranã, Rio da Conceição e Taguatinga na estação ecológica.

Advertisement

A região das Serras Gerais é um destino ecoturístico com mananciais que são afluentes do Rio Tocantins, um dos principais do estado. Criada por Decreto, em 27 de setembro de 2001, a estação tem como objetivos proteger e preservar amostras dos ecossistemas de Cerrado, bem como propiciar o desenvolvimento de pesquisas científicas. Conforme o Decreto, o município de Formosa do Rio Preto, no estado da Bahia, também faz parte das Serras Gerais.

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement