Notícias
Gestão de Pessoas e Processos – Uma nova perspectiva para o Poder Judiciário de Mato Grosso
Os novos juízes substitutos do Poder Judiciário de Mato Grosso estão imersos em uma série de treinamentos e aulas como parte do Curso Oficial de Formação Inicial (Cofi). Uma dessas aulas recentemente abordou a gestão de pessoas e processos, ministrada pelo juiz Jeverson Luiz Quintieri, titular do 3º Juizado Especial Cível de Cuiabá e especialista na área.
A Importância da Escuta Ativa na Gestão de Pessoas
No início do curso, o magistrado ressaltou a importância da missão que os juízes terão ao assumir uma comarca, com um grande número de servidores, colaboradores e stakeholders.
> ‘Isso é fundamental para vocês que vão gerenciar pessoas’, observou, ao destacar a importância da boa comunicação e do mapeamento de competências para um trabalho de sucesso.
A aula incluiu uma série de atividades em grupo que permitiram aos participantes do Cofi se aprofundar em diversos temas, incluindo a natureza de uma organização, sua finalidade e o que se pode esperar enquanto gestor de uma unidade.
A Necessidade de uma Abordagem Centrada no Cliente
O juiz Quintieri ressaltou que as organizações existem apenas para satisfazer a necessidade de alguém.
> ‘Sempre que pensarem em organização, tem que pensar que ela não existe por si. Ela existe para atender alguém. E quando a gente esquece disso, a gente começa a achar que estamos fazendo favor para alguém, que nosso cliente está ali me atrapalhando, tomando o meu tempo. Porque não está pensando como gestor e não entendeu ainda o que é uma organização.’
Eficiência e Eficácia na Gestão de Processos
O magistrado também abordou a importância da eficiência e eficácia na gestão de processos. Ele ressaltou que a eficiência só é alcançada quando não há custos desnecessários e que investir menos nem sempre significa eficiência.
Trabalhando com Objetivos e Metas
A importância de estabelecer objetivos e metas também foi discutida durante a aula. De acordo com Quintieri, uma boa gestão envolve o controle, a definição de objetivos, a comunicação eficaz e o feedback.
Liderança e Controle de Processos
Jeverson Quintieri destacou que cada processo deve ter um líder, objetivos/metas, e indicadores de desempenho definidos.
> ‘Como líder, cabe a mim influenciar e motivar a minha equipe para que os resultados aconteçam. Precisamos criar um clima organizacional onde as pessoas tenham prazer em trabalhar’, afirmou.
Sobre o Professor
Jeverson Quintieri possui mestrado em Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGD/UERJ). Ele é professor convidado da FGV Direito Rio, formador e tutor da Escola Nacional de Formação de Magistrados (Enfam), e especialista em Engenharia da Produção pela Universidade Estácio de Sá.
#ParaTodosVerem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Foto: Sala de aula com juízes que participam da aula do juiz Jeverson Quintieri. Eles estão sentados em semicírculo, e o juiz está ao centro, falando ao microfone. Ele é um homem branco, que usa terno azul.
Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT(http://www.tjmt.jus.br/noticias/75116#7876a4ed-f9fb-435f-b6ae-fc96f0708458)
Para informações adicionais, acesse o site