Notícias
Geração de Emprego em Ascensão no Ceará e Fortaleza
O deputado Cláudio Pinho (PDT) trouxe à tona durante uma sessão plenária na Assembleia Legislativa do Ceará, detalhes impressionantes sobre o crescimento do emprego no estado do Ceará e na cidade de Fortaleza. Baseado em dados do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, Pinho destacou o progresso notável destas regiões.
Ceará Liderando a Geração de Empregos no Nordeste
> ‘Quando a economia começa a reagir na geração de empregos, devemos enaltecer, se mobilizar e ir atrás de fazer o emprego estar mais perto daqueles que querem ter uma oportunidade no mercado de trabalho’ – Cláudio Pinho
O Ceará, de acordo com o deputado, apresentou o melhor saldo na geração de empregos na região do Nordeste em julho. O estado tem trabalhado incansavelmente para proporcionar oportunidades de emprego e é louvável que estes esforços estejam dando frutos.
Fortaleza: O Melhor Desempenho na Geração de Empregos
Fortaleza, a capital do estado, não ficou para trás na geração de emprego. Segundo os dados apontados por Pinho, a cidade gerou nada menos que 3.209 empregos em julho, superando Recife (PE) que gerou 1.626 postos.
> ‘Vejam só: a metade dos empregos gerados na capital cearense. É dessa forma que temos que trabalhar para melhorar a vida das pessoas, pois, quando temos o emprego, temos a dignidade e a autonomia para o trabalhador tocar sua vida’ – Cláudio Pinho
Expansão do Emprego para o Interior do Estado
No entanto, Pinho considera que há necessidade de se levar a geração de empregos para o interior do Ceará. De acordo com ele, é preciso investir mais nas cidades do interior para atrair empresas e gerar empregos, assim movendo os postos de trabalho dos grandes centros.
Fortalecimento do Turismo e Entretenimento
Em sua defesa pelo crescimento e desenvolvimento do estado, Pinho defendeu o fortalecimento dos setores de turismo e entretenimento. Esses setores, ele acredita, são vitais para a economia do estado e precisam de mais investimentos para serem desenvolvidos.
> ‘Temos muitas riquezas naturais que são capazes de fazer as pessoas conhecerem o nosso estado’ – Cláudio Pinho
Apoiando o argumento de Pinho, o deputado Felipe Mota (União) descreveu o turismo como uma ‘indústria limpa’ que tem o poder de transformar a vida de muitos cearenses.
> ‘O turismo impacta o PIB, mesmo necessitando tanto ainda de qualificação profissional e empresarial, assim como de obras estruturantes para o nosso Estado. Temos que requalificar o turismo cearense” – Felipe Mota
# Conclusão
É evidente que o Ceará e Fortaleza estão fazendo progressos notáveis na geração de empregos. No entanto, ainda há trabalho a ser feito, especialmente em termos de expandir as oportunidades de emprego para o interior do estado e fortalecer setores vitais como o turismo e entretenimento.
> “Para que a gente possa fazer com que as pessoas do sertão também tenham a esperança de se engajar no mercado de trabalho e sair da dependência do Bolsa Família e dos aposentados” – Cláudio Pinho
A geração de emprego está diretamente ligada ao crescimento e desenvolvimento de uma região. Assim, é essencial que o Ceará e Fortaleza continuem a se esforçar para gerar mais empregos e, por fim, melhorar a vida de seus cidadãos.
Nota da Edição: Adriana Thomasi.
Para informações adicionais, acesse o site