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Franquias Empresariais – Uma Relação Comercial, Não Trabalhista

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Introdução

Ao adentrarmos no fascinante mundo das franquias empresariais, nos deparamos com uma teia complexa de relações comerciais. Um franqueador, em virtude de um acordo, concede a um franqueado o direito de utilizar e explorar marcas e outras propriedades intelectuais potenciais. Isso pode abranger uma ampla gama de elementos, desde desenhos industriais e invenções até programas de computador, cujo objetivo é a produção, distribuição e/ou venda de produtos ou serviços.

O que é uma Franquia Empresarial?

O negócio de franquias é fundamentado em uma ‘Circular de Oferta de Franquia‘, previamente emitida e disponibilizada pelo franqueador aos interessados. Essa circular contém uma série de informações objetivas e acessíveis sobre as condições gerais do negócio e os direitos e deveres das partes no futuro contrato de franquia.

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* Informações sobre a história, balanços e demonstrações financeiras da franqueadora,
* Dados de contato de franqueados e ex-franqueados,
* Informações sobre a marca,
* Descrição geral do negócio e das atividades que serão exercidas pelo franqueado,
* Perfil esperado ou exigido do franqueado e seu envolvimento direto na operação e na gestão do negócio,
* Valores de investimento, taxas e remunerações,
* Serviços prestados pelo franqueador (suporte, supervisão de rede, ações de marketing, inovações, treinamentos ao franqueado e aos seus empregados etc.),
* Obrigações de adquirir bens, serviços ou insumos de fornecedores aprovados,
* Manuais, padrões das instalações, estrutura e recursos exigidos,
* Prazos contratuais e condições de renovação etc.

Franquia Empresarial no Brasil

O sistema de franquias no Brasil tem crescido exponencialmente. Segundo dados da