Notícias
Floresce Paraná – Distribuição de 5.000 mudas para incentivar o voluntariado
Em um esforço contínuo para incentivar o voluntariado e a sustentabilidade, a Superintendência Geral de Ação Solidária, juntamente com o Instituto Água e Terra (IAT), realizou uma distribuição em grande escala de mudas nativas em todo o estado do Paraná.
Ação de Distribuição de Mudas Nativas
A ação, que ocorreu em comemoração ao Dia do Voluntariado, resultou na distribuição de aproximadamente 5.000 mudas de diversas espécies nativas, incluindo jabuticabeiras, pitangueiras, cerejeiras, araçás e ipês-amarelos.
As mudas foram distribuídas por meio de ‘drive-thrus’ localizados em oito escritórios regionais do IAT, incluindo Umuarama, Paranavaí, Cascavel, Ponta Grossa, Guarapuava, Pato Branco, Pitanga e Toledo. Além disso, as mudas também foram distribuídas no Palácio Iguaçu e no Palácio das Araucárias, ambos localizados em Curitiba.
Pedágio Solidário
Paralelamente à distribuição de mudas, os escritórios regionais do IAT também realizaram um pedágio solidário, no qual os participantes podiam trocar uma muda por ração para alimentar cães e gatos.
> ‘Essa ação tem uma grande importância para o nosso Estado, pois representa a união entre a nossa população em busca de um estado ainda mais solidário e preocupado com o futuro’, disse Cristina Ricordi, Superintendente de Ação Social.
Floresce Paraná
A ação faz parte do retorno do programa ‘Floresce Paraná’, um movimento voltado para a promoção da solidariedade e do cuidado com o meio ambiente.
Luciana Saito Massa, primeira-dama do Paraná e uma das idealizadoras do programa, reforçou o convite à população para participar deste movimento de bondade e fazer a diferença na vida de alguém.
Além da distribuição ocorrida no Dia do Voluntariado, houve também distribuição durante a abertura dos Jogos de Integração dos Idosos, que ocorreu em Guaratuba, no litoral do Paraná.
Evento no Museu Oscar Niemeyer
No mesmo Dia do Voluntariado, o Instituto Água e Terra organizou um evento no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, com o objetivo de divulgar melhor o programa estadual de voluntariado.
O evento contou com uma palestra de representantes da ONG Eco Local Brasil e um workshop intitulado ‘Segurança e primeiros socorros em ambientes naturais’, ministrado por um montanhista voluntário.
Atualmente, o IAT conta com quase 800 voluntários cadastrados em programas de proteção da fauna e da flora.
Em resumo, a ação de distribuição de mudas nativas e o evento realizado no Museu Oscar Niemeyer são exemplos da dedicação do estado do Paraná em promover ações de voluntariado e sustentabilidade. É uma forma de incentivar a população a se envolver mais em ações que beneficiam o meio ambiente, a sociedade e, consequentemente, o futuro do nosso estado.
Referências
– [Portal Rondon: Floresce Paraná: IAT distribui 5.000 mudas para incentivar o voluntariado]
– [Instituto Água e Terra (IAT)]
– [Superintendência Geral de Ação Solidária]
– [Museu Oscar Niemeyer]
– [ONG Eco Local Brasil]
Para informações adicionais, acesse o site