Connect with us
Flim 2023 - A Festa Literomusical de São José dos Campos celebra o amor em todas as suas formas Flim 2023 - A Festa Literomusical de São José dos Campos celebra o amor em todas as suas formas

Notícias

Flim 2023 – A Festa Literomusical de São José dos Campos celebra o amor em todas as suas formas

Published

on

A Flim, comumente conhecida como a mais relevante celebração literomusical do Vale do Paraíba, está se preparando para sua nona edição, que dará destaque à temática do amor. Inspirada pelas reflexões de bell hooks, uma das mais proeminentes intelectuais contemporâneas, a festa acontecerá no Parque Vicentina Aranha, nos dias 15, 16 e 17 de setembro, trazendo para o palco novos talentos da música brasileira e nomes consagrados da literatura. Além disso, haverá uma grande homenagem ao poeta Cassiano Ricardo.

Tema: Além disso – O amor como prática

O tema desta edição da Flim, ‘Além disso – O amor como prática’, propõe uma reflexão sobre o amor como uma prática do dia a dia, uma ação engajadora e uma expressão de afeto pelo que nos rodeia, explorando a potência do amor em todas as suas formas.

Advertisement

A equipe curatorial desta edição é composta por Alice Penna e Costa, Tânia Rivitti e Bianca Mantovani, com assistência de Maria Beatriz Machado. Essas profissionais trazem consigo uma vasta experiência em diversas áreas artísticas, como produção e gestão cultural, editoração, comunicação, educação e pesquisa.

Alice, natural do Rio de Janeiro, tem uma extensa experiência em festivais literários e editoração, sendo uma das fundadoras da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty). Tânia é gestora do Ateliê397 e idealizadora de cursos e palestras relevantes no mundo contemporâneo. Bianca, gestora cultural e pesquisadora, trabalha nas interseções entre literatura e artes visuais em diferentes espaços culturais, como o Instituto Moreira Salles. Maria Beatriz, estudante de Letras – Português e Francês (FFLCH – USP), tem cursos nas áreas de editoração e arte, e é assistente editorial na Editora Patuá.

Advertisement

> ‘Escolhemos a expressão ‘além disso’ como forma de entendimento das práticas afetivas em um primeiro significado de algo a mais, de soma, mas também com o significado daquilo que vai além para pensar nos afetos e amores além do convencional, além do que enxergamos’, diz um trecho do texto de apresentação do tema, escrito pelas curadoras.

Destaques da Programação

Durante os três dias de evento, o Parque Vicentina Aranha se transforma em um cenário de celebração à cultura, com shows, mesas literárias, lançamentos de livros de autores regionais, sessões de autógrafos, ações formativas, oficinas, contação de histórias, atrações infantis, intervenções artísticas e muito mais.

Advertisement

> ‘Essa grande festa, tão querida e aguardada, é uma oportunidade de trazer para perto do público convidados que fazem parte da vida de muitos por meio dos livros, da internet ou de programas de televisão. É uma enorme alegria para a nossa gestão, a cada edição, proporcionar momentos inesquecíveis e enriquecedores a todos que participam da Flim’, ressalta Aldo Zonzini Filho, diretor-executivo da Afac – Organização Social de Cultura, entidade gestora do Parque Vicentina Aranha.

As mesas literárias contarão com convidados que abordam o tema do amor sob diferentes perspectivas, como o amor enquanto ação, o erotismo, o amor pela terra e pelo território que habitamos, as relações LGBTQIAP+, a genialidade do escritor Cassiano Ricardo e o empreendedorismo criativo.

Advertisement

A mesa de abertura da Flim 2023, na noite da sexta-feira (15), sob o tema ‘Mapa da Energia Criativa – o fascinante empreendedorismo criativo no Vale do Paraíba’, contará com as participações de Ana Carla Fonseca, Luiza Morandini, Ana Pirolo e Cilene Lima para falarem sobre esse universo potente, diverso, resiliente e surpreendente.

> ‘A Flim é um espaço fantástico de encontro do público com o universo cultural em suas diversas dimensões, e é com muita satisfação que a EDP apoia esta iniciativa que está totalmente conectada à sua política de atuação social, no sentido de impactar positivamente as comunidades com as quais se relaciona. Estamos muito felizes em fazer parte deste evento que celebra o amor!’, destaca Cristiane Fernandes, diretora da EDP São Paulo.

Advertisement

A mesa ‘Todo o amor que houver nessa vida’, terá Renato Noguera e Juliana Borges, com mediação de Bianca Mantovani. ‘Que pode uma criatura senão, entre criaturas, amar?’ reunirá Humberto Werneck, Eliane Robert Moraes e Midria, com mediação de Alice Penna e Costa.

Homenageando o centenário da entrada do escritor Cassiano Ricardo na imprensa, Neide Duarte, Ivan Marques e Zé Katimba se encontram em ‘Cassiano, o poeta múltiplo’, com mediação de Júlio Ottoboni. Eduardo Goes Neves e Daniel Munduruku participam de ‘Afagar a terra, conhecer os desejos da terra’, com mediação de Tânia Rivitti. E João Silvério Trevisan, Geni Nuñez, com mediação de Guilherme Terreri Lima Pereira, mais conhecido pelo nome artístico Rita Von Hunty, conduzem ‘Toda maneira de amor vale amar’.

Advertisement

As atrações musicais

As atrações musicais, outro ponto alto da Flim, trazem expoentes da nova geração da Música Brasileira. Cantora, compositora e educadora, a paulistana Luana Bayô tem um trabalho fortemente marcado pela música negra na diáspora. Está ganhando destaque na nova cena cultural, principalmente, a partir do lançamento do seu disco ‘Tambú’ e da releitura do disco ‘Quarto de Despejo’, da escritora Carolina Maria de Jesus.

Formado por Bruna Black e Jota.pe, o Duo Àvua nasceu da junção de dois universos artísticos distintos e complementares. Os amigos que já se frequentavam em participações de shows um do outro, resolveram se unir após o retorno positivo do single ‘Conte Comigo’ lançado em 2019.

Advertisement

E para quem ama dançar, não poderia faltar um Baile da Bonita esp

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement