Notícias
Fátima Pacheco – Uma Discussão sobre o Parque Nacional de Jurubatiba com o ICMBio
A chefe do município de Quissamã, Fátima Pacheco, visita a capital do país, Brasília, com o objetivo de impulsionar o turismo na sua cidade através do Parque Nacional de Jurubatiba.
I. A Reunião
Na última quarta-feira (30), ocorreu uma reunião significativa entre a prefeita Fátima Pacheco e os representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) na capital do país, Brasília. O tópico principal da discussão girou em torno da importância do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, que abrange 65% do território de Quissamã.
II. O Objetivo
O principal objetivo dessa reunião foi analisar o desenvolvimento do Parque Nacional de Jurubatiba como um aspecto crucial para estimular o turismo na região. O aumento do turismo poderia, por sua vez, resultar em mais oportunidades de emprego e aumento da renda local.
III. Os Participantes
Os representantes do ICMBio que participaram da reunião foram Paulo Farias, coordenador do setor de Planejamento e Estruturação da Visitação e do Ecoturismo, Tatiana Rezende, chefe da Divisão de Relações Institucionais do ICMBio, e Vitor Bispo, assessor.
IV. As Metas
‘Nossa visita a Brasília é focada na busca de recursos para vários setores de nosso município. Nesta reunião com o ICMBio, discutimos maneiras de promover o turismo em Quissamã, falamos sobre o plano de manejo e a sinalização do parque, e como potencializar o turismo. São ações que pretendemos desenvolver em parceria com o Instituto’, afirmou Fátima Pacheco.
V. Acompanhantes
A prefeita estava acompanhada pela secretária de Cultura, Patrimônio Histórico e Lazer, Kitiely Freitas, durante a reunião.
VI. O Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba
O Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba se estende pelos municípios de Macaé, Carapebus e Quissamã. A região conta com 44 km de praias e abriga 18 lagoas costeiras de rara beleza e grande interesse ecológico.
VII. A Importância Ecológica
Este parque é um refúgio para várias espécies de fauna e flora das restingas que estão em risco de extinção em outras partes do país.
VIII. A Fonte
As informações para este artigo foram obtidas da Secretaria de Comunicação (Secom).
IX. A Perspectiva
Os esforços da prefeita Fátima Pacheco em colaboração com o ICMBio visam a melhoria e o desenvolvimento do Parque Nacional de Jurubatiba, que pode se tornar um marco turístico de Quissamã e trazer benefícios socioeconômicos significativos para a região.
X. O Futuro
O futuro do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba e do município de Quissamã parece promissor, pois a prefeita e o ICMBio estão trabalhando juntos para garantir que as belezas naturais da região sejam preservadas e ao mesmo tempo se tornem uma fonte de renda para a comunidade local.
Fonte: Secom
Para informações adicionais, acesse o site