Notícias
Falta de energia em São Paulo – mais de 500 mil imóveis afetados
Por volta de 500 mil imóveis continuam sem energia elétrica na Grande São Paulo nesta segunda-feira. Essa escassez de energia tem afetado diretamente o funcionamento de pelo menos 40 escolas municipais na região.
1. Falta de Energia na Capital Paulista
Segundo o prefeito Ricardo Nunes, da cidade de São Paulo, 413 mil desses imóveis estão localizados na capital. Devido a essa interrupção no fornecimento de energia, 12 escolas municipais não conseguiram abrir suas portas.
Lista das Escolas Afetadas
1. EMEF Euclides de Oliveira Figueiredo
2. CEI Aloysio de Meneses Greenhalgh
3. EMEI Montese
4. CEU CEMEI Vila Alpina
5. EMEI Vila Ema
6. CEI Genoveva D’Ascoli
7. Emei Vila Ema
8. EMEF JOÃO NAOKI SUMITA
9. CEI Jardim Adutora
10. EMEI Pestalozzi
11. EMEF Plinio de Queiroz
12. CEI Vila Flavia
2. Falta de Energia e Semaforização
Além das escolas, 77 semáforos em toda a cidade também estão inoperantes, aumentando o risco de acidentes de trânsito.
3. Árvores Caídas
Segundo a prefeitura, 125 árvores caídas precisam ser desenergizadas para que as equipes possam fazer o trabalho de remoção.
4. Responsabilidade da Enel
Em entrevista ao Bom Dia SP, o prefeito Ricardo Nunes responsabilizou a Enel pela demora na resolução do problema. Ele defendeu que a gestão municipal realiza podas constantes, mas que a cidade foi atingida por rajadas de vento inesperadas.
5. Plano de Contingência
Nunes afirmou que vai pedir à Enel, em reunião agendada para esta segunda-feira, um plano de contingência para evitar desastres por conta de mudanças climáticas.
6. Enterramento de Fios
Em 2018, a prefeitura anunciou um programa que previa o enterramento de mais de 75 km de fios em toda a capital. Porém, a implementação avançou pouco nos últimos anos.
7. Região Metropolitana
Em São Caetano do Sul, 18 escolas não abriram nesta segunda-feira por conta da falta de luz. Em Taboão da Serra, o problema atinge dez escolas.
8. Ações da Enel
De acordo com a Enel, a energia foi reestabelecida para mais de 76% dos clientes que tiveram o fornecimento impactado após o vendaval da última sexta-feira.
9. Falta de Água
A Sabesp informa que, com o restabelecimento da energia elétrica em pontos da capital e região metropolitana de São Paulo, os reservatórios da Companhia nessas áreas iniciaram o processo de recuperação.
10. Abastecimento de Água
A previsão é que o abastecimento seja normalizado ao longo do dia, podendo se estender até amanhã em pontos mais críticos.
11. Locais Ainda sem Energia
Neste momento, existem pontos sem energia, afetando o abastecimento das seguintes principais localidades: Cotia, Osasco, Barueri e Taboão da Serra.
12. Recomendações da Sabesp
A Sabesp agradece o apoio da população e recomenda que os clientes priorizem o uso da água para higiene e alimentação até que o abastecimento esteja normalizado.
—
Nota: Este artigo foi criado com base em informações disponíveis publicamente em várias fontes. A precisão e atualidade das informações não são garantidas. Para obter as informações mais recentes, entre em contato com as autoridades responsáveis.
Para informações adicionais, acesse o site