Connect with us
Exposição de Fotografia Revela A Cultura Marítima Pesqueira em Pernambuco Exposição de Fotografia Revela A Cultura Marítima Pesqueira em Pernambuco

Notícias

Exposição de Fotografia Revela A Cultura Marítima Pesqueira em Pernambuco

Published

on

A nova exposição fotográfica ‘A Cultura Marítima Pesqueira em Pernambuco’ se torna um tributo fascinante à herança pesqueira do estado.

Introdução

Promovida pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), a exposição é uma parte integral do seminário ‘Pesca Artesanal e Sustentabilidade Socioambiental: Dialogando com a Agroecologia’. O evento busca celebrar e discutir a importância da pesca artesanal e sua conexão com a sustentabilidade socioambiental.

Advertisement

“`markdown
Evento: Exposição ‘A Cultura Marítima Pesqueira em Pernambuco’
Data: Abertura em 9 de setembro
Local: Fundaj Casa Forte – Campus Gilberto Freyre – Sala Waldemar Valente
“`

O Poder das Imagens

As imagens nesta exposição não são apenas registros visuais, mas também instrumentos de pesquisa. A coordenadora do Cedist, Edneida Cavalcanti, destaca a importância deste rico material de trabalho na temática socioambiental. Ela acredita que as imagens têm um potencial incrível de pesquisa, tanto como reflexão, a partir de uma imagem existente, quanto como caminho metodológico e educativo.

Advertisement

> ‘A gente tem um potencial incrível de pesquisa no rico acervo que a Fundaj tem’, ressaltou Edneida.

A Exposição e Sua Curadoria

A historiadora e pesquisadora Rita de Cássia Araújo é a curadora responsável pela exposição. Ela explica que a mostra resulta da união de interesses científicos e culturais da Fundaj, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e do Ministério da Pesca.

Advertisement

A Cultura Marítima

A pesca marítima foi uma das primeiras atividades econômicas a se constituir na antiga colônia que veio a ser o Brasil. A exposição busca destacar a complexa cultura marítima que se desenvolveu, com seus modos de morar, rituais, celebrações, crenças, expressões culturais, saberes e fazeres específicos.

Jangada de 1979

A exposição destaca uma jangada de 1979, que faz parte do acervo do Museu do Homem do Nordeste. A embarcação está em bom estado de conservação e representa uma parte importante da história pesqueira de Pernambuco.

Advertisement

Informações do Evento

A exposição ‘A Cultura Marítima Pesqueira em Pernambuco’ será aberta ao público no dia 9 de setembro. O local é a Fundaj Casa Forte – Campus Gilberto Freyre – Sala Waldemar Valente.

Detalhes do Evento

– Data: 9 de setembro
– Hora: 19h
– Local: Fundaj Casa Forte – Campus Gilberto Freyre – Sala Waldemar Valente
– Acesso: Gratuito
– Informações: (81) 3073-6363

Advertisement

Conclusão

Esta exposição é uma oportunidade única para explorar a rica história e cultura da pesca marítima em Pernambuco. Através das imagens e artefatos em exibição, os visitantes podem ganhar uma compreensão mais profunda da importância da pesca artesanal para a formação socioeconômica e cultural do Brasil.

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement