Notícias
Estudantes do Piauí se mobilizam para o ENEM – Uma história de determinação e inovação
Os estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Professor Francisco Luis de Oliveira, situado no município de Jatobá do Piauí, estão traçando um novo caminho para a preparação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Uma iniciativa que combina tecnologia, educação e protagonismo estudantil.
Mobilização nas redes sociais
Aplicando o uso das redes sociais como uma ferramenta de aprendizagem, esses estudantes estão produzindo e compartilhando vídeos curtos com dicas de estudo para o exame.
> ‘Essa iniciativa visa fornecer aos estudantes palavras de motivação, orientações para a resolução de questões e dicas sobre métodos de estudos’, disse Ruana de Oliveira Costa, uma estudante envolvida na produção dos vídeos.
O papel do CETI na formação dos estudantes
A escola desenvolve uma série de projetos voltados para reforçar a aprendizagem dos estudantes em diversas áreas. Dentre eles, destacam-se o Literarte e o Colhendo Leitores, que visam incentivar o hábito da leitura e valorizar a literatura e a cultura.
Outros projetos incluem a Feira das Profissões, que orienta os estudantes na escolha de sua futura profissão e o Diversidade Cultural, que promove atividades voltadas para o respeito às diferenças culturais e sociais.
> ‘Considero esses projetos um grande avanço na qualidade do ensino da nossa escola’, disse Elizangela de Oliveira, gestora do centro educacional.
Protagonismo estudantil e o papel da Secretaria de Educação
A Secretaria de Educação do Estado tem buscado tornar os estudantes cada vez mais protagonistas da educação com a realização de projetos educacionais.
> ‘Nos enchemos de orgulho em ver os nossos estudantes se tornando protagonistas em tudo o que se propõem a fazer’, declarou Washington Bandeira, secretário da Educação.
Sobre o CETI Francisco de Luis de Oliveira
O CETI Francisco de Luis de Oliveira é uma das 104 escolas da Rede Estadual de Educação do Piauí que foram transformadas em Tempo Integral este ano, como parte das principais metas aplicadas pelo Governo do Estado para a educação.
O centro educacional pertence à 5ª Gerência Regional de Educação (GRE) e oferece Ensino Médio, Educação Técnica e Profissional, Educação de Jovens e Adultos para 380 estudantes.
Dentre os cursos técnicos oferecidos, estão: Serviços Jurídicos, Administrativos, Recursos Humanos, Informática, Desenvolvimento de Sistemas, Marketing Digital e Guia de Turismo.
Para obter mais informações sobre a escola e seus projetos, acesse a página oficial do Governo do Piauí.
Essa história de determinação e inovação dos estudantes do Piauí mostra como a educação pode ser transformada quando os estudantes se tornam protagonistas de seu próprio aprendizado. Uma lição importante para todos nós.
A postagem original pode ser acessada aqui.
Para informações adicionais, acesse o site