Notícias
Escola Técnica de Santa Maria aberta para a comunidade
Ainda antes da inauguração oficial, a Escola Técnica (ET) de Santa Maria já começou a promover a aprendizagem e o desenvolvimento da comunidade local. Em colaboração com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no DF (Sebrae) e a Secretaria de Educação (SEE), a instituição iniciou esta semana com aulas de marketing e administração técnica, beneficiando 80 alunos.
Estudantes ansiosos na Escola Técnica de Santa Maria | Créditos da foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
Novas oportunidades de aprendizagem
A ET de Santa Maria não para por aí. No dia 21, serão lançados novos cursos através de um convênio com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As qualificações de recreador, programador web, copeiro e microempreendedor individual serão adicionadas ao portfólio da instituição, criando 122 vagas adicionais. Embora o período de inscrição para estes cursos já esteja encerrado, os interessados podem se juntar à lista de espera.
“`
Inscrições fechadas, mas a lista de espera ainda está aberta.
“`
Os cursos serão oferecidos nos turnos da manhã e da tarde, proporcionando flexibilidade para os alunos.
Cursos técnicos inovadores
Elijaime Nunes, diretor da ET de Santa Maria | Créditos da foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
A ET de Santa Maria está pronta para trazer mais oportunidades de qualificação para a população em 2023. Seus planos incluem a introdução de cursos de técnico em radiologia, cuidados com idosos, desenvolvimento de sistemas e rede de computadores. O cronograma de inscrições será anunciado em novembro.
Elijaime Nunes, diretor da escola, destacou a escolha cuidadosa dos cursos com base na demanda da população e do mercado de trabalho. Ele também apontou o curso de radiologia como inovador, afirmando:
> ‘Seremos a única unidade de ensino da rede pública de ensino a oferecer esse curso. Isso é muito importante porque até agora só havia em instituições privadas, e a demanda por profissionais tem aumentado muito’.
Localização estratégica
A ET de Santa Maria está estrategicamente localizada na QR 112, servindo a população de Santa Maria, Gama e cidades vizinhas, como Novo Gama e Valparaíso (GO).
> ‘A escola técnica está em uma ótima localização, próxima ao BRT e bem na entrada da cidade’, disse Josiel França, administrador de Santa Maria. ‘A população não terá mais dificuldade em se deslocar para estudar’.
Antes da inauguração oficial, a escola está passando pelos últimos ajustes, incluindo a instalação de internet e fiação elétrica.
Expansão de vagas
Os alunos já estão ansiosos para aproveitar as oportunidades oferecidas pela ET de Santa Maria. Laressa Marques, uma microempreendedora individual de 25 anos, é uma das alunas do curso de marketing. Mesmo já tendo experiência na área, ela decidiu se matricular no curso.
> ‘Acho que vai agregar valor e ajudar a conquistar novos clientes’, disse ela.
Outro aluno, Ricardo Ângelo, motorista de transporte escolar de 38 anos, também está cursando marketing. Ele vê o curso como uma maneira de preencher seu tempo livre e, ao mesmo tempo, aprender a promover seu próprio negócio online.
> ‘Quero fazer outros cursos também, porque acho que é uma forma muito interessante de crescimento’, disse ele. ‘Tenho observado a construção da escola desde o início e fiquei muito feliz quando ficou pronta. Será muito útil para a cidade’.
Fabiana Bezerra, uma autônoma de 38 anos, está na lista de espera para o curso de radiologia.
> ‘Ter essa escola aqui vai nos ajudar muito. Teremos mais acesso à educação e mais oportunidades de trabalho e de realização profissional’, disse ela.
Investimento na educação
Com um investimento de R$ 11,8 milhões, a ET de Santa Maria tem capacidade para atender 4 mil alunos. A escola segue o padrão arquitetônico estabelecido pelo Fundo Nacional da Educação (FNDE), com 12 salas de aula, laboratórios de informática, química, física, enfermagem, entre outros, quadra poliesportiva, espaços administrativos, jardim, auditório, biblioteca, cantina, estacionamento e unidade de tratamento de esgoto.
Atualmente, o DF conta com 14 escolas técnicas, sendo a de Brazlândia a mais recente, inaugurada em 2012. A ET do Paranoá está em construção.
Para informações adicionais, acesse o site