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Enfrentando o Legado Racista das Rodovias Urbanas Enfrentando o Legado Racista das Rodovias Urbanas

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Enfrentando o Legado Racista das Rodovias Urbanas

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As rodovias, enquanto estruturas inanimadas, não têm a capacidade de serem racistas. Contudo, as forças que conduziram a sua criação e as consequências da sua localização estão profundamente imbricadas com a questão racial.

A Injustiça Racial e o Sistema de Rodovias Interestaduais

A injustiça racial e o sistema de rodovias interestaduais são temas abordados no livro ‘Justice and the Interstates: The Racist Truth About Urban Highways’. Os autores exploram os mecanismos empregados em conjunto com o Federal-Aid Highway Act de 1956, que limitaram oportunidades de moradia e econômicas para latinos e negros.

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Mapeamento da Zona Racial

Os autores detalham como os mapas de zoneamento racial, adotados por municípios em todo os EUA no início do século XX, estabeleceram limites legais em bairros segregados, facilitando direcionar esses bairros para desinvestimento, demolição e construção de rodovias.

Desconstruindo Mitos

A primeira parte do livro desmistifica a ideia de que a marginalização e destruição de comunidades negras e latinas foram consequências imprevisíveis do desenvolvimento rodoviário.

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Estudos de Caso

Os estudos de caso apresentados no livro ilustram que os impactos negativos do sistema de rodovias interestaduais eram conhecidos, e qualquer legislação promulgada para atenuar os efeitos adversos ofereceu pouca ajuda às comunidades negras e pardas.

As Injustiças Raciais e a Transformação do Transporte Urbano

Sarah Jo Peterson argumenta que as injustiças raciais e o processo de transformação do transporte urbano em rodovias estão interligados. Essas forças ainda influenciam a política e a prática de transporte nos Estados Unidos hoje.

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Padrões de Deslocamento Urbano

As rodovias não foram desenvolvidas para atender à demanda de deslocamento urbano, eram mais adequadas para deslocamentos de áreas rurais para centros urbanos, especialmente à medida que o número de automóveis aumentava.

A Participação dos Cidadãos

A participação dos cidadãos, que poderia ter dado às comunidades uma voz na resolução desses problemas, foi utilizada principalmente para apoiar projetos de rodovias, especialmente na década de 1960, durante o auge da construção das rodovias.

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Remoção de Rodovias e Legado Racial

Rebecca Retzlaff e Jocelyn Zanzot exploram as complexidades da remoção de rodovias diante de seu legado racista no Alabama. As rodovias foram planejadas em alinhamento direto com áreas urbanas, próximas ao centro das cidades e através de bairros de baixa renda e minorias.

Influência dos Diretores e Engenheiros de Rodovias

Diretores e engenheiros de rodovias estaduais e locais tiveram uma influência significativa nessas decisões, pois estavam familiarizados com as comunidades locais, o uso do terreno e as condições sociais e econômicas.

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A Reparação dos Danos Causados pelas Estradas Interestaduais

Retzlaff e Zanot traçam um caminho a seguir para reparar os danos causados pelas estradas interestaduais. Profissionais de transporte e planejamento urbano que projetam rodovias interestaduais precisam estar do lado da justiça reparadora para os bairros que continuam a ser prejudicados pelo planejamento destrutivo e engenharia das rodovias.

Reinvestimento na Comunidade

A reconciliação concreta seria o reinvestimento na comunidade, resultando em saúde comunitária, oportunidades econômicas e alegria.

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Métodos Intencionais de Remoção de Cidadãos

O livro expõe os métodos intencionais para remover cidadãos de suas casas e nivelar bairros em nome do progresso. Esses métodos incluíam a exclusão da participação democrática e significativa do público do processo de planejamento de rodovias, a segregação do planejamento de rodovias dos processos locais de uso da terra e a conexão da remoção de favelas com o planejamento e construção de rodovias.

Combate à Expansão de Rodovias

As comunidades também utilizaram ferramentas para combater a expansão de rodovias. Hoje, ativistas contra rodovias em Milwaukee, Wisconsin, estão estrategicamente usando a história para se opor à expansão de rodovias.

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O Papel dos Arquitetos Paisagistas

Os arquitetos paisagistas têm um papel importante no processo de cura da comunidade. Eles podem liderar e contribuir para a recuperação ambiental e sociocultural, bem como a renovação de locais anteriormente devastados pela infraestrutura rodoviária.

> ‘As rodovias foram construídas através e ao redor de comunidades negras para solidificar a desigualdade racial e proteger espaços e privilégios brancos.’ – Deborah Archer

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Fonte: ArchDaily Brasil

Para informações adicionais, acesse o site

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‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

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