Notícias
Enem 2023 – Relatos de Estudantes Sobre o Primeiro Dia do Exame
O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023, realizado no dia 5 de novembro, contou com a participação de quase quatro milhões de candidatos em todo o Brasil. Neste artigo, vamos compartilhar as experiências de alguns desses alunos sobre a prova.
Hugo Godoy
Hugo Godoy, 28 anos, é um veterano do Enem. Na sua terceira tentativa, ele procura uma bolsa integral para estudar Fisioterapia. Segundo ele, a prova do primeiro dia, composta por 90 questões, foi desafiadora devido à grande quantidade de texto.
> ‘Tinha bastante texto. É, bate um pouco de sono, você vai, acorda, vai, tem que ler e reler pra tirar uma nota boa, né.’
Hugo também expressou preocupação com a prova de Matemática na próxima semana, mas se mostrou satisfeito com a prova de Língua Espanhola. Ele descreveu o tema da redação como ‘muito bom’ e está otimista para a próxima semana.
Matheus dos Santos Lajes
Matheus dos Santos Lajes, de 20 anos, fez o Enem pela primeira vez este ano. Ele trabalha em uma metalúrgica e conseguiu conciliar seus estudos com o trabalho.
> ‘A prova foi difícil, mas acho que eu mandei mal só na redação. Eu fui lá e escrevi do jeito que veio na minha mente e tem que ver agora o resultado.’
Ele destacou que as questões exigiam muita atenção e leitura cuidadosa, especialmente devido à quantidade de texto.
Ana Larissa Santiago
Ana Larissa Santiago, de 19 anos, fez o Enem pela segunda vez e busca uma vaga no curso de Direito. Ela comentou sobre a dificuldade da prova, mas disse que estava na média.
Ana Larissa destacou a escolha do tema da redação, invisibilidade do trabalho de cuidado da mulher no Brasil, como relevante e acessível, graças à sua realidade pessoal como mãe de um bebê de sete meses.
> ‘Acredito que foi um tema que é super importante, que tá sempre no nosso dia a dia. Para muita gente, vai ser um tema fácil de se falar.’
Ela também destacou os desafios nas questões de Ciências Humanas, mas elogiou a parte de geografia e sociologia. ‘Achei que tava bem mais direta’, comparou com a prova do ano anterior.
Paulo Henrique Ferreira Dias
Paulo Henrique Ferreira Dias, de 36 anos, fez o Enem pela primeira vez com o objetivo de entrar em um curso de Administração. Ele achou as questões de História, Geografia e Conhecimentos Gerais difíceis.
> ‘Eu não estava muito preparado para esses assuntos’, admitiu Paulo. ‘Mas português, as questões de interpretação de texto e Redação acho que eu fui muito bem’, acrescentou.
Ele gostou do tema da redação e usou referências de sua vida pessoal para compor seu texto.
Rosângela Souza Santos
A psicóloga Rosângela Souza Santos, de 35 anos, já fez o Enem outras cinco vezes e ainda faz o exame por causa de um projeto pessoal.
> ‘Quero chegar na nota máxima do Enem para, daqui uns 5 anos, fazer graduação em Medicina e me especializar em psiquiatria’, explicou Rosângela.
Ela achou a prova ‘razoável’ e entregou o exame nos últimos cinco minutos por causa dos textos longos.
Conclusão
A primeira fase do ENEM 2023 foi marcada por textos longos e questões desafiadoras. No entanto, os estudantes permanecem otimistas e esperançosos para a próxima etapa. Aguardamos ansiosamente o segundo dia de provas e desejamos a todos os candidatos boa sorte!
Para informações adicionais, acesse o site
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.