Notícias
Empregos Flexíveis – A Nova Tendência de Trabalho na Era Digital
Nos tempos atuais, marcadamente digitais, um novo perfil de profissões vem ganhando espaço e relevância: os chamados empregos flexíveis. O termo, embora não tão novo, ganha contornos específicos na economia digital, abrangendo desde entregadores até influenciadores digitais. Este artigo explora essa tendência, com foco especial na China, um dos maiores atores globais nesta transformação.
1. A Ascensão dos Empregos Flexíveis na China
A China, uma das maiores economias do mundo, tem experimentado um rápido crescimento no setor de empregos flexíveis. A economia digital chinesa tem sido um grande catalisador para esta mudança.
Segundo um estudo recente da Universidade Jinan e da plataforma de recrutamento online Zhaopin, cerca de 19,1% da população ativa da China estava envolvida em empregos flexíveis no primeiro trimestre de 2023, um aumento significativo em relação a 13,8% no mesmo período de 2020.
1.1. Categorias de Empregos Flexíveis
Os empregos flexíveis na China são classificados em oito categorias principais. Incluem comércio eletrônico, entrega, serviços de bem-estar, serviços de aprendizagem, lives em plataformas e motoristas de compartilhamento de caronas.
Estes empregos são atraentes para muitos devido à sua flexibilidade e potencial de renda. De acordo com o estudo da Universidade Jinan e da Zhaopin, 23,2% dos candidatos a emprego expressaram o desejo de ter um emprego flexível no primeiro trimestre de 2023.
2. O Início de Uma Nova Jornada Profissional
A economia digital tem permitido a muitos jovens profissionais a oportunidade de explorar novas direções em suas carreiras e desenvolver seus talentos e interesses pessoais.
2.1 Histórias de Sucesso
Os exemplos são muitos. Liu Zhen, um produtor de efeitos especiais, tornou-se um influencer digital após a formatura, divulgando conteúdo na plataforma Bilibili. Zhenzai, outro jovem profissional, abandonou seu posto como diretor de operações de uma empresa de catering para se tornar chef pessoal, oferecendo seus serviços sob demanda.
Cui Jian, residente em Kunming, tornou-se um ‘companheiro de corrida’, uma nova categoria de emprego flexível. Ele afirma ganhar entre 100 e 200 yuans (US$ 15 a US$ 30) correndo por apenas duas horas.
3. Vantagens Para as Empresas
Os empregos flexíveis não só oferecem vantagens para os profissionais, como também se mostram benéficos para as empresas. Elas têm mais liberdade na seleção e alocação de funcionários.
O relatório de 2022 da Universidade Renmin sobre o Emprego Flexível na China revelou que 61,14% das empresas chinesas recorreram ao emprego flexível em 2021, um aumento de 5,46% em relação a 2020.
4. O Cenário No Brasil
No Brasil, os empregos flexíveis também têm ganhado relevância.
4.1. Dados Relevantes
De acordo com pesquisa da empresa de recrutamento e seleção Randstad, 92% dos profissionais brasileiros querem horários mais flexíveis. Além disso, 33% dos entrevistados preferem estar sem emprego do que estar infelizes no trabalho e 64% não aceitariam trabalho sem equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
Dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) revelaram que um terço dos desligamentos foi por decisão do trabalhador, principalmente por causa do ambiente tóxico de trabalho, emprego sem nenhuma flexibilidade e que não se encaixa na vida pessoal.
A tendência dos empregos flexíveis, portanto, parece estar ganhando força em todo o mundo, com a China liderando o caminho. O impacto dessa mudança na economia global e no bem-estar dos trabalhadores ainda está por ser totalmente compreendido.