Connect with us
Emater impulsiona políticas públicas para mulheres em Moju Emater impulsiona políticas públicas para mulheres em Moju

Notícias

Emater impulsiona políticas públicas para mulheres em Moju

Published

on

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) tem revolucionado a vida de aproximadamente 100 famílias da Associação Mulheres da Fé, localizada na Comunidade Vila Moraes, no Ramal Leãozinho, Distrito Nova Vida, município de Moju, graças ao acesso às políticas públicas.

Como a Emater está mudando vidas na Vila Moraes

Há cinco anos a Emater presta assistência à comunidade da Vila Moraes, e no último ano passou a direcionar suas ações também para a recém-criada Associação Mulheres da Fé. O grupo, formado por mulheres, atua na produção de alimentos através da agricultura familiar, cultivando produtos como mamão, maracujá, pimenta-do-reino, pimentinha, açaí, cacau e mandioca.

Advertisement

Além disso, as mulheres também trabalham com a confecção de artesanato a partir de materiais recicláveis, como garrafas pet, que são utilizadas na fabricação de potes e porta-papéis. Elas também se dedicam ao crochê, EVA e lã para a criação de objetos decorativos, brindes e brinquedos. Todos esses produtos são comercializados na cidade.

Acesso a políticas públicas e linhas de crédito

Com o apoio do órgão estadual, as produtoras da Associação Mulheres Fé conseguiram acesso ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), que assegura a regularização ambiental da propriedade. Além disso, elas conseguiram acesso às linhas de crédito Amazônia Florescer, Crédito Rural e Pronaf Microcrédito (grupo ‘B’) para investimento na produção.

Advertisement

No fim de outubro, uma ação da Emater garantiu a substituição da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) para o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) físico de 47 famílias da associação. O documento possibilita o acesso a programas como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), entre outros.

A importância da união e do acesso às políticas públicas

> ‘A união delas é muito importante. As ações são planejadas para alcançar o maior número de associadas. Estamos realizando estas ações com a Associação de Mulheres da Fé para fortalecer a agricultura familiar no município, valorizar o trabalho e a produção da mulher agricultora e artesã, e proporcionar melhor qualidade de vida às produtoras e suas famílias buscando alternativas para a geração de renda. A intenção é que mais mulheres tenham acesso às políticas públicas que garantam benefícios como auxílio maternidade, aposentadoria e moradia”, explicou a técnica em agropecuária e chefe do Escritório Local de Moju, Marizita Lima.

Advertisement

Ações programadas pela Emater

O Esloc da Emater em Moju agendou dois cursos para este fim de ano com a Associação Mulheres de Fé. Na primeira quinzena do mês de novembro as produtoras irão participar de um Curso de Capacitação com Produtos de Limpeza, com sabão artesanal. Em dezembro, o grupo de mulheres vai participar do Curso de Tecnologia de Cultivo e Processamento da Mandioca.

Após os cursos, as mulheres agricultoras da associação serão organizadas para participar da chamada pública para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Advertisement

Em busca da habitação rural

“Estamos mobilizando as associadas para que consigam a emissão do CAF jurídico, para que elas tenham acesso ao Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). Acreditamos que ainda este ano elas tenham mais esta conquista”, disse Marizita Lima.

O PNHR é parte integrante do Programa Minha Casa Minha Vida e tem como objetivo subsidiar a produção ou reforma de imóveis aos agricultores familiares e trabalhadores rurais.

Advertisement

A visibilidade alcançada pelas agricultoras e artesãs da associação

A agricultora e presidente da Associação Mulheres de Fé, Eliene do Socorro Serrão Moraes, 37, comemora a visibilidade alcançada pelo trabalho das agricultoras e artesãs da associação.

> “Para nós está sendo muito importante a presença da Emater dentro da nossa comunidade, está sendo fundamental para que as mulheres possam ter o acesso às políticas públicas. Antes nós não sabíamos do que tínhamos direito enquanto mulher rural, hoje somos muito gratos à parceria da Emater que é tão importante para nós”, disse.

Advertisement

Beneficiadas pelo CAR

Érica Dias da Silva, 35, já teve acesso ao CAR, e por meio dele conseguiu financiamento para impulsionar a produção de mandioca, alimento que ela cultiva com o esposo. Outro benefício foi à licença a maternidade, todos por meio do atendimento da Emater de forma ampla na comunidade.

> “Eu só obtive o financiamento por conta do meu CAR que foi emitido pela Emater, eu estou bem esperançosa com o acesso às outras políticas públicas agora com a associação, como o Programa Minha Casa Minha Vida”, contou.

Advertisement

A produtora beneficiada pelo CAF

Angélica Ribeiro, 22, é casada e tem uma filha. Na propriedade da família ela cultiva açaí, cacau e pimenta. A produtora também foi uma das beneficiadas com o CAF.

> “Estou muito feliz por esta iniciativa da Emater aqui na associação, pois hoje eu posso ter acesso aos recursos que antes eu não tinha como fazer um crédito para aumentar a minha produção agrícola aqui no meu terreno”, ressaltou.

Advertisement

Para informações adicionais, acesse o site

‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.
Advertisement

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Copyright © 2017 powered by Notícias de Emprego.