Notícias
Eleições 2024 – Fontana projeta fortalecimento do governo Lula
Em recente diálogo com o Jornal PT Brasil, Henrique Fontana, secretário-geral do Partido dos Trabalhadores (PT), discutiu os principais aspectos da resolução divulgada pelo partido após uma reunião do Diretório Nacional.
Diretrizes e Decisões Chave
A resolução (acesse aqui) apresenta diretrizes fundamentais para a ação do PT, delineadas após um debate aprofundado e qualificado. O primeiro ponto destacado por Fontana foi o planejamento para as eleições municipais de 2024.
Fontana acredita que o PT tem potencial para ganhar muitos lugares nas Câmaras de Vereadores e nas Prefeituras. ‘A conjuntura política atual indica isso. Precisamos montar chapas de alta qualidade e completas. Esperamos triplicar o número de vereadores e prefeitos eleitos’, disse.
> ‘Nosso objetivo é consolidar nosso projeto de nação. Esta eleição vai impulsionar a segunda metade do governo Lula e permitir que nosso projeto político se fortaleça ainda mais’, prosseguiu Fontana.
Frente de Esquerda
Outra decisão importante tomada pelo Diretório Nacional foi trabalhar pela formação de uma frente de esquerda unificada no país, que inclua a Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), a federação formada por PSol e Rede, o PSB e o PDT.
Recusa ao Bolsonarismo
Fontana rechaça qualquer apoio a candidatos ligados ao bolsonarismo, insistindo na necessidade de consolidar o projeto de nação do PT.
Ele também alerta para a intensa disputa política que ainda existe no Brasil. ‘Vencemos as eleições, a vitória com Lula foi extraordinária, mas precisamos estar atentos, pois a conjuntura política é desafiadora. A extrema direita, com sua visão retrógrada da política e seu desejo de romper com a democracia no país, continua muito ativa’, disse.
Renovação do Partido
Fontana vê as eleições municipais como uma oportunidade de renovação do partido, pois novas lideranças surgem frequentemente nas disputas para as Câmaras de vereadores.
O PT também decidiu incentivar a diversidade dentro do partido, buscando maior representatividade de mulheres, pessoas negras e LGBTQIA+. ‘Queremos que a diversidade do povo brasileiro, especialmente a diversidade do mundo do trabalho, daqueles que realmente sofrem as opressões de uma sociedade desigual como a nossa, esteja representada em nossas chapas’, afirmou Fontana.
Economia e Reindustrialização
Além das eleições, o Diretório Nacional também delineou diretrizes para outros temas, como a necessidade de manter a mobilização pela queda de juros e a urgência de reindustrializar o Brasil.
Fontana enfatiza a importância de retomar o papel da economia real, aquela que gera empregos, melhora salários e melhora a vida das pessoas.
Atentado à Democracia
Outro ponto importante na resolução refere-se ao ataque à democracia promovido pelo bolsonarismo em 8 de janeiro. O PT exige que todos os envolvidos sejam identificados e levados à justiça, incluindo não apenas civis, mas também membros das Forças Armadas.
‘Não queremos nenhum tipo de justiçamento, não queremos repetir nenhum traço de lava-jatismo, de julgamento sem o devido processo legal, mas as evidências são claras de que importantes oficiais das Forças Armadas se envolveram no crime da tentativa de um golpe em 8 de janeiro’, destacou Fontana.
Por fim, Fontana afirmou que o PT trabalhará intensamente para que todas essas investigações, seja no âmbito da CPMI do Golpe, seja no Supremo Tribunal Federal, avancem. ‘Não podemos tolerar uma política de passa-pano, porque, se não, a democracia brasileira voltará a correr esses riscos’, argumentou.
Por João Pedro
Compartilhe essa notícia: [Facebook]( ‘Compartilhar no Facebook’) [Whatsapp]( ‘Compartilhar no Whatsapp’)
Tópicos:
1. Eleições 2024
2. Fortalecimento do Governo Lula
3. Diretrizes do PT
4. Frente de Esquerda
5. Recusa ao Bolsonarismo
6. Renovação do Partido
7. Diversidade no PT
8. Economia e Reindustrialização
9. Atentado à Democracia
10. Investigação e Justiça
Para informações adicionais, acesse o site