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Educação em Tempo Integral – A Nova Realidade de Pará de Minas
Começando em 2024, Pará de Minas enfrentará uma transformação na educação. Seis escolas da rede municipal de ensino, duas na área urbana e quatro na zona rural, oferecerão educação em tempo integral. Este avanço abrange aproximadamente 200 estudantes dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental.
Escolas Participantes
As instituições que irão oferecer a extensão do ensino são:
1. Dona Cotinha (Padre Libério)
2. Professora Amélia Guimarães (Santa Edwiges)
3. Vicente de Paula Souza (Matinha)
4. Vereador Bosco Mendonça (Bom Jesus do Pará)
5. Conceição Maria Moreira (Limas)
6. Marechal Deodoro (Meireles)
A adesão dos alunos ao novo regime será voluntária e manifestada no momento da matrícula.
Matrículas
Atualmente, a rede pública está realizando o cadastramento escolar e somente a partir de 26 de dezembro é que abrirá o período de matrícula nas unidades.
Regulamentação
Em outubro, a prefeitura publicou uma portaria regulamentando a política de educação em tempo integral na rede municipal, definindo diversos pontos de execução do tempo integral, como custeio, avaliação, comunicação às famílias, indicação das equipes educacionais, entre outros.
Aumento de Vagas
Destaque para o artigo 3º, que estabelece o aumento de, no mínimo, 10% do número de vagas de educação em tempo integral para universalizar este tipo de atendimento. Isso significa que, anualmente, a rede municipal deverá aumentar o número de vagas em, pelo menos, 10% do total de alunos contemplados no ano anterior.
Desafios
Porém, a Secretaria de Educação enfrenta desafios. Poucas escolas têm espaço físico disponível para atender os alunos em tempo integral. Será necessária a adaptação das instituições para a oferta do ensino. Outro obstáculo será quanto à permanência dos alunos. Muitos estudantes precisam trabalhar no período em que não estão na escola, especialmente para ajudar a família no orçamento da casa.
Projetos
Questionada sobre essa situação, a secretaria disse que aposta na formação da equipe e na execução de projetos ligados a diferentes temas:
– Meio Ambiente
– Economia
– Saúde
– Cidadania e Civismo
– Multiculturalismo
– Ciência e Tecnologia
Além disso, serão realizadas oficinas esportivas e o reforço escolar.
Impacto nos Projetos Sociais
Segundo a Secretaria de Educação, o ensino em tempo integral não afetará os projetos sociais que oferecem atividades no contraturno escolar de centenas de estudantes, como Bola de Gude, Patronato e a Associação Bela Vista (Abev).
Conclusão
A implementação da educação em tempo integral em Pará de Minas é um passo significativo para a melhoria da educação no município. No entanto, os desafios existentes devem ser abordados para garantir o sucesso desta iniciativa.
> ‘Educar não é apenas transferir conhecimentos, mas sim criar as possibilidades para a sua própria construção.’ – Paulo Freire
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