Notícias
EDP inaugura subestação de energia totalmente digitalizada em Santa Teresa
A EDP, uma das principais distribuidoras de energia elétrica do Espírito Santo, deu um salto significativo em direção ao futuro com a inauguração da Subestação Caldeirão. Localizada na cidade de Santa Teresa, a nova instalação não apenas reforça a infraestrutura de distribuição local, mas também representa uma vitória para o desenvolvimento econômico e social da região Central-Serrana do Estado.
Investimento em infraestrutura
Com um investimento de R$ 6,3 milhões, a Subestação Caldeirão é um grande ativo para a área. A instalação vai beneficiar cerca de 4,8 mil habitantes dos municípios de Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá e Itarana.
> ‘O investimento na nova subestação fortalece a base da infraestrutura de distribuição local, impulsionando o avanço econômico do Estado. Isso se traduz na elevação dos padrões de qualidade no fornecimento de energia, respaldados por sólidas normas técnicas e de segurança’, declara Dyogenes Rosi, vice-presidente de Distribuição da EDP.
Características da Subestação Caldeirão
A nova subestação possui uma área construída de 2,7 mil metros quadrados, localizada na região de Alto Caldeirão. A unidade apresenta dois níveis de tensão (69/13,2 kV), um transformador de 6,67 MVA, distribuídos em dois alimentadores de média tensão, garantindo uma maior confiabilidade e qualidade no atendimento à população.
Toda a iluminação da subestação é composta por lâmpadas LED, garantindo maior eficiência e reforçando a preocupação da empresa com a comunidade e com a preservação do meio ambiente.
Tecnologia de ponta
A subestação é 100% digitalizada e possui um sistema moderno de automação e supervisão. Este recurso permite que todas as subestações da concessionária sejam monitoradas remotamente a partir do Centro de Operação Integrado (COI), localizado em Carapina, na Serra/ES. O COI opera 24 horas por dia, todos os dias, proporcionando uma comunicação direta com as equipes de campo e garantindo a eficácia no atendimento aos mais de 1,7 milhões de clientes no Estado.
> ‘A construção, ampliação e modernização de subestações e linhas de distribuição são fundamentais para o desenvolvimento econômico das cidades. A EDP investe constantemente em toda sua área de concessão para assegurar um fornecimento de energia com qualidade e a excelência nos serviços prestados à população’, afirma Fernando Saliba, diretor da EDP.
Repercussão local
A inauguração da Subestação Caldeirão foi recebida com entusiasmo pelas autoridades locais. Para o prefeito de Santa Teresa, Kleber Medici, o investimento da EDP é de grande relevância para o município e toda a região.
> ‘A instalação da Subestação Caldeirão pela EDP em Santa Teresa é um passo significativo para o desenvolvimento sustentável de nossa região, beneficiando não só Santa Teresa, mas também Santa Maria de Jetibá e Itarana. Este empreendimento garante uma distribuição de energia de melhor qualidade, além de atrair mais investimentos e empregos para nossa região. Este momento é um marco para nosso desenvolvimento regional sustentável. Agradecemos a EDP por esse empreendimento’.
Investimento recorde
Além da Subestação Caldeirão, a EDP está realizando um investimento recorde de cerca de R$ 4 bilhões no Estado entre 2020 e 2025. O valor representa quase o dobro do que foi investido entre 2016 e 2020.
O investimento é focado na expansão da rede, preparando o sistema elétrico para o desenvolvimento das 70 cidades da área de atuação da EDP, melhorias operacionais, redução de perdas, como o combate ao furto de energia, investimento em digitalização e atendimento ao cliente.
Fonte: EDP
Para informações adicionais, acesse o site