Notícias
Economista com Coração – A História de Giandonato Salvia e o Aplicativo Tucum
Introdução
Giandonato Salvia é o protagonista dessa história, onde narramos o nascimento e uso do Tucum, um aplicativo de ‘economia suspensa’ que oferece serviços e bens de vários tipos para pessoas mais pobres.
Infância e Inspiração
Nascido na cidade de Monopoli, na Itália, Giandonato cresceu vendo seu pai, um médico, partir anualmente para a África oferecendo tratamento gratuito em regiões muito pobres. Essa vivência inspirou Giandonato a fazer algo pela injustiça social.
> ‘E se meu pai curava as feridas do corpo, eu poderia me comprometer em curar outras feridas, aquelas causadas pela injustiça social.’
Viagens Missionárias
Após sua primeira viagem à Guiné-Bissau aos 17 anos, Giandonato realizou várias outras missões para a República Democrática do Congo, Libéria, Moçambique, Tanzânia, Brasil, Equador e Bulgária. Nessas viagens, ele entrou em contato com a pobreza e a injustiça, o que o motivou ainda mais em seu propósito.
Criação do Tucum
Formado em ‘Economia dos Intermediários e dos Mercados Financeiros’, Giandonato, em conjunto com seu irmão Pierluca, um engenheiro, criou o Tucum. O aplicativo foi inspirado no anel de coco brasileiro que simboliza o vínculo entre a Igreja e os pobres.
> ‘Quando estive na África, senti na pele o que significa ser irmão de um homem, de uma mulher, de uma criança que embora não seja seu parente ou conhecido, você está disposto a dar o seu alimento.’
Como Funciona o Tucum
O Tucum amplia o conceito de ‘caffè sospeso” (café pago), uma tradição napolitana de pagar um café para quem vier depois, para todos os bens e serviços no mercado. O aplicativo permite doar dinheiro para famílias menos favorecidas, oferecer empregos ou trabalho para quem não tem, e muito mais.
> ‘Tudo isso’, diz Giandonato, ‘baseia-se no conceito de ‘suspenso’, ou seja, eu não o conheço, não sei quem você é, onde mora, mas estou pensando em você e em suas necessidades.’
Inspirado pelo Evangelho
Como economista, Giandonato encontrou a resposta para a loucura catastrófica do mundo globalizado no Evangelho. Ele acredita que a economia não deve visar apenas o lucro.
A Missão de Cuidar
Giandonato foi inspirado pelo beato Carlo Acutis, que fez do amor de Deus e do serviço aos mais pobres, bem como do uso da tecnologia, seu programa de vida. O projeto Tucum também foi fortemente influenciado pela encíclica Fratelli tutti e Laudato si’ do Papa Francisco.
Reconhecimento
Em novembro de 2022, Giandonato recebeu a honra de Cavaliere dell’Ordine al Merito della Repubblica Italiana (Cavaleiro da Ordem do Mérito da República Italiana) do presidente italiano Sergio Mattarella ‘por contribuir para o uso social das novas tecnologias’. Isso, além da honra de ter o prefácio do Papa Francisco em seu livro ‘Luce in abbondanza’, foram uma bênção para Giandonato.
> ‘Nosso verdadeiro objetivo’, diz ele, ‘são os pobres e é para eles que queremos nos tornar defensores da mudança. Quem doa nunca empobrece. E ser canais para bens materiais significa reconhecer que somos guardiões, e não proprietários, do que nos é doado’.
Em resumo, a história de Giandonato Salvia e do aplicativo Tucum é um exemplo inspirador de como a tecnologia pode ser usada para promover ações de solidariedade e amor ao próximo, transformando a economia em um meio de cuidado e partilha.
Para informações adicionais, acesse o site