Connect with us
Not 1422 23 Economia Solidária e a Contribuição da INTES-UEL Not 1422 23 1024x701 Economia Solidária e a Contribuição da INTES-UEL

Notícias

Economia Solidária e a Contribuição da INTES-UEL

Published

on

A economia solidária é uma alternativa de produção que repensa o lucro, pratica a autogestão e objetiva os benefícios coletivos. Esse conceito, que surgiu nos anos 70, ganhou mais evidência com as sucessivas crises econômicas, e agora, com a pandemia da Covid-19. Neste contexto, o Programa INTES-UEL (Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Sociais Sustentados) tem um papel fundamental.

Edição número 1422 de agosto de 2023
Leia a edição completa(https://operobal.uel.br/jornal-noticia/)

Advertisement

Compreendendo a Economia Solidária

O projeto INTES-UEL, sob a coordenação da professora Terezinha Saracini Ciriello Mazzetto, do Departamento de Economia, tem como missão apoiar grupos de trabalho coletivo, auxiliando na sua inserção na sociedade. O foco é apresentar à comunidade essa alternativa de produção, com ênfase no respeito ao meio ambiente, na valorização da produção local e dos diversos saberes.

Desmistificando a Economia Solidária

Existem vários mitos associados aos empreendimentos solidários, a maioria deles frutos do desconhecimento. Um deles é pensar que consumir produtos de economia solidária é caridade, ou que esses produtos têm qualidade inferior. Outro mito comum é a ideia equivocada de que produtos de economia solidária são caseiros, ou que o conceito de ‘solidário’ implica em ‘gratuito’.

Advertisement

Empreendimentos Solidários: Como Surgem?

Um empreendimento solidário pode nascer onde houver três ou mais pessoas interessadas em um empreendimento social. A partir daí, a INTES-UEL entra em ação, fornecendo toda a assessoria necessária e convidando professores de diversas áreas para orientar os novos empreendedores.

Participação Interdisciplinar

A coordenação do projeto enfatiza que qualquer professor, de qualquer curso, pode participar do Programa. Assim, vários cursos participam do programa, incluindo Direito, Ciências Contábeis, Economia, Serviço Social, Agronomia, Jornalismo, Relações Públicas, Design Gráfico e Design de Moda, Administração, Psicologia, Educação, Arquitetura, Computação, entre outros.

Advertisement

Atualmente, existem 49 empreendimentos solidários, de sete ramos diferentes, que empregam quase 200 trabalhadores. Há empreendimentos em alimentação, coleta seletiva, sacola solidária, artesanato em madeira, urbanos e rurais, que comercializam em diferentes espaços na cidade.

O Resultado do Trabalho Coletivo

Segundo a professora Terezinha, o resultado não são apenas produtos diferenciados, mas uma valorização da cidadania pelo trabalho. O empreendimento solidário agrega o valor de cada um, combate a desigualdade e a exclusão, estimula a cooperação, além de promover o desenvolvimento local em vários sentidos, não apenas econômico, e ainda respeitar o meio ambiente.

Advertisement

Parcerias e Colaborações

O Programa conta com colaboradores externos, como a Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Mulher, em ações de geração de emprego e renda, e a Cáritas Londrina, rede ligada à Igreja Católica que desenvolve ações sociais e humanitárias em mais de 200 países. A INTES também mantém vínculos com a Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), criada em 2003 no âmbito do Ministério do Trabalho e Emprego.

Novos Projetos e Extensões

Além dos projetos já em desenvolvimento, a coordenadora do programa anuncia um novo projeto de extensão, coordenado pela professora Simone Vinhas de Oliveira (Direito), que contará com bolsas e recursos do Programa Universidade sem Fronteiras (USF), do Governo Estadual.

Advertisement

Frutos Acadêmicos

Paralelamente aos projetos, a INTES-UEL já rendeu frutos acadêmicos, como a publicação de livros, capítulos, trabalhos de graduação e pós-graduação, apresentações em eventos científicos, e há uma tese de Doutorado em andamento, em Economia, na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Conclusão

Em suma, a INTES-UEL é um exemplo de como a economia solidária pode ser estimulada e fortalecida. Por meio da interdisciplinaridade, da inclusão social e do respeito ao meio ambiente, a economia solidária se apresenta como uma alternativa viável e sustentável de produção. E, num momento de crises econômicas e de saúde, essa alternativa se torna ainda mais relevante.

Advertisement

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement