Connect with us
social share Discriminação no Ambiente de Trabalho - Empresário de MS é Denunciado por Descartar Indígenas para Vagas de Emprego social share Discriminação no Ambiente de Trabalho - Empresário de MS é Denunciado por Descartar Indígenas para Vagas de Emprego

Notícias

Discriminação no Ambiente de Trabalho – Empresário de MS é Denunciado por Descartar Indígenas para Vagas de Emprego

Published

on

Introdução

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou recentemente um empresário da cidade de Amambai, localizada na divisa de Mato Grosso do Sul com o Paraguai. A acusação se baseia em uma recusa clara do empresário em contratar trabalhadores indígenas, uma atitude potencialmente punível com até cinco anos de prisão.

Contextualização

A cidade de Amambai é conhecida por ter a segunda maior população indígena de Mato Grosso do Sul, de acordo com os dados do Distrito Sanitário Especial Indígena do Estado.

Advertisement

O Preconceito

Em junho, o empresário anunciou em grupos de WhatsApp uma vaga de emprego para auxiliar de serviços de comunicação visual, mas fez uma ressalva preocupante: ‘Vaga para homem maior de idade, dispenso indígenas para essa vaga‘, escreveu.

A Lei

Esta denúncia é fundamentada na Lei do Racismo, que classifica crimes de discriminação e preconceito por raça, cor ou etnia. O caso está sendo processado na 1.ª Vara Federal de Ponta Porã.

Advertisement

A Constituição

A procuradoria da República, representada por Marcelo José da Silva, afirmou que ‘A Constituição Federal prevê o princípio da igualdade, vedando distinções de qualquer natureza. Sobre as relações de trabalho, a Constituição proíbe diferença de salários, de exercício de funções e de critério de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil‘.

A Empresa

A empresa envolvida, a Nohall Empreendimentos e Comunicação Visual, assinou um termo de ajustamento de conduta com o Ministério Público do Trabalho após a divulgação do anúncio.

Advertisement

O Acordo

Este acordo estipula o pagamento de R$ 6 mil por danos morais coletivos para encerrar o caso. No entanto, isso não afeta a responsabilidade do proprietário da empresa na esfera criminal.

Conclusão

Esta situação destaca a importância de combater a discriminação no local de trabalho. Cada indivíduo, independentemente de sua raça, cor, etnia ou origem, deve ter as mesmas oportunidades de emprego.

Advertisement

> Este caso ainda está em andamento, e o espaço está aberto para manifestações.

Para mais informações, entre em contato com a empresa(https://www.nohall.com.br/).

Advertisement

> ‘A discriminação é uma prática que deve ser combatida em todos os níveis da sociedade, especialmente no ambiente de trabalho, onde todos devem ter oportunidades iguais.’ – Marcelo José da Silva, Procurador da República.

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement