Connect with us
moneycoininpiggybank20211021022307utc 180720223332 120720235407jpg 200720232440 Direitos de um MEI com Contrato Formal - Guia Completo moneycoininpiggybank20211021022307utc 180720223332 120720235407jpg 200720232440 Direitos de um MEI com Contrato Formal - Guia Completo

Notícias

Direitos de um MEI com Contrato Formal – Guia Completo

Published

on

Nota: Este artigo é informativo e não substitui um conselho legal.

Introdução

A crescente tendência do empreendedorismo no Brasil tem levado muitas pessoas a se tornarem Microempreendedores Individuais (MEI). No entanto, muitos ainda têm dúvidas sobre como isso impacta seus direitos trabalhistas, especialmente quando também possuem um contrato de trabalho formal.

Advertisement

O que é um MEI?

Microempreendedor Individual (MEI) é uma forma de legalização para pequenos empreendedores no Brasil. Permite que trabalhadores autônomos e pequenas empresas se formalizem e obtenham benefícios como cobertura previdenciária, facilidade para abrir conta bancária e emissão de notas fiscais, entre outros.

MEI pode ter Carteira Assinada?

Sim e não. Um MEI pode ter um emprego formal com carteira assinada, desde que este seja secundário à sua atividade como microempreendedor. No entanto, atuar como MEI enquanto mantém um emprego formal pode levar à perda de certos direitos trabalhistas.

Advertisement

Direitos do MEI com Carteira Assinada

Caso você tenha um emprego formal e ao mesmo tempo seja MEI, você terá direito a:

– Salário proporcional
– Aviso prévio indenizado
– Férias proporcionais e vencidas
– 13º salário

Advertisement

No entanto, é importante lembrar que essa escolha pode resultar na perda do direito ao seguro-desemprego.

Perda do Seguro-Desemprego

Um ponto importante a se destacar é que, se um MEI também estiver empregado com carteira assinada, ele perde o direito ao seguro-desemprego. Isso ocorre porque a atividade de MEI é considerada uma fonte de renda.

Advertisement

Contribuição para o INSS

É importante lembrar que, como MEI e trabalhador formal, é necessário contribuir para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em ambas as modalidades de trabalho.

Conclusão

Embora a legislação permita que um MEI também tenha um emprego formal, é importante estar ciente das implicações e possíveis perdas de direitos. É recomendável consultar um advogado ou especialista em direito trabalhista para entender plenamente suas opções e responsabilidades.

Advertisement

Links Recomendados

Página oficial do MEI(https://www.portaldoempreendedor.gov.br/)
Artigo detalhado sobre os direitos do MEI com carteira assinada(https://einvestidor.estadao.com.br/)

> ‘O sucesso não é a chave para a felicidade. A felicidade é a chave para o sucesso. Se você ama o que está fazendo, você será bem sucedido.’ – Albert Schweitzer

Advertisement

1. Introdução
2. O que é um MEI?
3. MEI pode ter Carteira Assinada?
4. Direitos do MEI com Carteira Assinada
5. Perda do Seguro-Desemprego
6. Contribuição para o INSS
7. Conclusão
8. Links Recomendados

“`python
print(‘Obrigado por ler!’)
“`

Advertisement

Para informações adicionais, acesse o site

** Direitos do MEI com Carteira Assinada,** MEI, Carteira Assinada, Seguro-Desemprego, Contribuição para o INSS,** Nenhuma,

Advertisement

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement