Connect with us
Acao PSR Pedrao 01 Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua - Ação Assistencial Beneficia 240 Indivíduos Acao PSR Pedrao 01 2048x1365 Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua - Ação Assistencial Beneficia 240 Indivíduos

Notícias

Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua – Ação Assistencial Beneficia 240 Indivíduos

Published

on

Na última segunda-feira, dia 21 de agosto, Teresópolis prestou uma homenagem digna ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. O Ginasio Poliesportivo Pedro Jahara, conhecido como ‘Pedrao’, foi o palco de um grande mutirão assistencial, que uniu esforços de diversas secretarias municipais para atender às necessidades dessa população.

A Importância da Data

O Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, celebrado no dia 19 de agosto, faz alusão ao triste episódio conhecido como ‘Massacre da Sé’, ocorrido em 2004. Na ocasião, sete pessoas em situação de rua perderam suas vidas e oito ficaram feridas enquanto dormiam na Praça da Sé, no centro de São Paulo.

Advertisement

A Ação em Teresópolis

Em Teresópolis, a ação conjunta das secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos, Esporte e Lazer e de Saúde, além do Cadastro Único do Governo Federal e da equipe do Sistema Nacional de Empregos (SINE) da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, foram responsáveis pela realização do evento.

Serviços Oferecidos

Diversos serviços foram oferecidos aos participantes, entre eles:

Advertisement

1. Atendimento social,
2. Cadastramento e recadastramento no Cadastro Único para o Programa Bolsa Família,
3. Atendimento para cadastro no Banco de Empregos e emissão de CTPS,
4. Orientações jurídicas para o acesso aos direitos sociais e retirada de documentos como Certidão de Nascimento.

Além disso, a Saúde também esteve presente com o programa Consultório na Rua, do Ministério da Saúde, oferecendo vacinação contra hepatites B e C, gripe (influenza) e antitetânica, testes rápidos para HIV (AIDS), sífilis e hepatites, além de medição de pressão arterial e glicemia, peso e altura, inclusive para o Bolsa Família.

Advertisement

Impacto da Ação

A ação teve um impacto significativo. Ao todo, 240 atendimentos foram realizados para os 40 PSRs atendidos pelo CREAS. ‘Este é o resultado do Grupo de Trabalho Intersetorial que iniciamos há três meses na Proteção Social Especial. Datas como essa são fundamentais para que realizemos ações estratégicas nesse sentido, de fortalecimento de vínculos para a inclusão social, emprego e renda e o acompanhamento dessas pessoas dentro do CREAS. É o lugar de fala dessas Pessoas em Situação de Rua, compreendidas em sua totalidade’, declarou a Secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Eliane de Moraes Leite.

Histórias de Sucesso

Um exemplo de sucesso foi o caso de Ronaldo Adriano, de 46 anos, que realizou sua inscrição no SINE e já saiu do evento empregado em uma pet shop.

Advertisement

Próximos Passos

A secretária Eliane recebeu para uma reunião rápida um grupo de cinco profissionais da Subsecretaria de Prevenção à Dependência Química da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Liderados pela subsecretária Marilea de Paula, eles elogiaram a iniciativa e se propuseram a voltar a Teresópolis sempre que solicitados pela SMASDH.

Conclusão

A ação em Teresópolis é um exemplo de como a união de esforços pode resultar em ações significativas para a população em situação de rua. É um passo importante na luta por seus direitos e pela inclusão social.

Advertisement

Fotos: Bruno Nepomuceno

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Copyright © 2017 powered by Notícias de Emprego.