Notícias
Dia do Psicólogo – A Jornada de uma Psicóloga Especialista em Luto no Brasil
O Brasil celebra o Dia da Psicóloga e do Psicólogo em 27 de agosto, uma profissão regulamentada como ciência há mais de 60 anos por meio de lei federal. Uma dessas profissionais é Mariana Simonetti, uma psicóloga especialista em luto que tem dedicado sua vida a ajudar pessoas a lidar com a perda de entes queridos.
A História de Mariana Simonetti
Mariana Simonetti começou sua jornada no Morada da Paz(https://www.moradadapaz.com.br) em 2009, uma empresa que lida diariamente com a morte. Inicialmente, ela trabalhou com os colaboradores da empresa, ajudando-os a lidar com a temática do luto.
> ‘No início da minha carreira, não me imaginava atuando tão de perto com a morte, apesar de ter dedicado tempo na graduação ao estudo nessa área’, lembra Mariana.
O Desafio de Lidar com a Morte
Lidar com a morte não é fácil, e o luto pode trazer consigo sentimentos de tristeza e dor. Para Mariana, é importante ter domínio técnico e praticar a empatia para lidar com esses desafios.
“`python
def luto(sentimentos):
for sentimento in sentimentos:
if sentimento == ‘tristeza’ or sentimento == ‘dor’:
return ‘desafio’
return ‘normal’
“`
A Psicologia do Luto
Na psicologia do luto, não se pode eliminar a dor, pois cada pessoa processa a perda de maneira individual. O papel do psicólogo é ajudar a pessoa a lidar com esse processo doloroso e longo.
> ‘Meu trabalho me dá sentido na vida, mesmo tratando da morte todos os dias’, afirma Mariana.
A Plataforma Morada do Cuidado
A Morada do Cuidado(http://www.moradadocuidado.com.br) é uma plataforma que fornece recursos e informações que podem auxiliar na vivência após a perda de um ente querido.
Trilhas
Na seção ‘Trilhas’, o público pode acessar conteúdo em vídeo, desenvolvido por especialistas na psicologia do luto, que busca orientar os enlutados sobre a experiência que estão vivendo.
Projetos
Na seção ‘Projetos’, os usuários podem conhecer as iniciativas do Morada da Paz que oferecem apoio especializado e informações seguras sobre o universo do luto.
Conclusão
Para Mariana Simonetti, fazer parte do Morada da Paz e ajudar as pessoas a lidar com o luto tem sido uma jornada gratificante. Como psicóloga, ela acredita que dar suporte ao sofrimento humano é uma das formas mais significantes de contribuir para a sociedade.
> ‘Faz muito sentido e me realiza profissionalmente ser psicóloga e, dentro da gama de possibilidades de atuação profissional que estão disponíveis, permanecer na escolha diária de atuar com o luto e ajudar, dar suporte ao sofrimento humano’, finaliza Mariana.
Para informações adicionais, acesse o site