Notícias
Devastação em São Paulo – Árvore Cai em Carro e Causa Duas Mortes
Um incidente trágico ocorreu na Zona Leste de São Paulo, quando uma árvore caiu em um carro, resultando na morte de dois colegas de trabalho que estavam saindo de sua empresa.
O Evento Trágico
Na Avenida Eduardo Sabino de Oliveira, no Jardim Helena, um eucalipto caiu em um carro modelo Space Fox prata que estava saindo de uma empresa em direção a São Miguel Paulista. Fernando Lima Silva, de 45 anos, era o motorista e Edna Maria da Silva, de 30 anos, era a passageira no banco da frente. Ambos perderam suas vidas neste incidente infeliz.
> ‘Foi um evento terrível’, disse um policial que estava no local. ‘Os dois ocupantes da frente do veículo foram os que infelizmente perderam suas vidas.’
Três outros passageiros foram resgatados pelos bombeiros com ferimentos e levados para o Pronto Socorro do Hospital Tide Setúbal. Um segundo veículo foi atingido na mesma avenida, com dois ocupantes também resgatados pelos bombeiros com ferimentos.
Consequências do Desastre
Além do incidente mencionado, viaturas da Força Tática, da Polícia Militar de São Paulo, foram atingidas pelas árvores que caíram na Av. Sabino de Oliveira. As árvores atingiram a fiação elétrica local e os bombeiros socorreram outros donos de veículos no local.
> ‘No total, cinco pessoas tiveram ferimentos no mesmo endereço e foram levadas ao Tide Setúbal’, disse um porta-voz dos bombeiros.
O Impacto em Todo o Estado
Os dois colegas de trabalho mortos se juntam às outras quatro vítimas registradas pela Defesa Civil em todo o estado desde a tarde da sexta-feira (3). Foram registrados mais de 2.000 chamados para ocorrências relacionadas às chuvas em 40 municípios. Segundo a Defesa Civil, todas as seis mortes estão relacionadas às consequências da chuva, como quedas de árvores, muros e paredes.
A lista de mortes inclui:
1. São Paulo – Duas pessoas morreram devido à queda de uma árvore sobre veículos na Av. Eduardo Sabino de Oliveira.
2. Osasco – Uma pessoa morreu após a queda de uma árvore sobre um muro, que também atingiu um veículo na Av. Luís Rink.
3. Santo André – Uma pessoa morreu após a queda da parede do 18º andar de um prédio em construção na na Rua Mendes Leal.
4. Limeira – Uma morte causada pela queda de um muro sobre uma pessoa no bairro Marajoara.
5. Suzano – Uma morte causada pela queda de uma árvore sobre uma pessoa na Av. Antônio Marques Figueira, Vila Adelina.
As fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana durante a tarde causaram muitos estragos e alagamentos.
Mais de 1 Mil Chamados
Durante a tarde, o Corpo de Bombeiros recebeu 1.281 chamados para quedas de árvores na capital paulista, após as 16h. A Prefeitura de São Paulo disse que cerca de 1.900 homens da limpeza divididos em 190 equipes estão trabalhando nas ruas da cidade para reverter os estragos da chuva.
> ‘A Prefeitura trabalha para restabelecer a normalidade na capital. De 94 semáforos inoperantes às 20h de sexta-feira, 77 já haviam sido restabelecidos às 6h deste sábado (4)’, afirmou um porta-voz da prefeitura.
Falta de Energia
Sobre os bairros ainda sem energia elétrica, a concessionária Enel disse que reforçou as equipes em campo, nos canais de atendimento e no centro de controle e “está trabalhando de forma ininterrupta para normalizar o fornecimento de energia para todos”. A empresa alertou que, devido à complexidade do reparo e à necessidade de reconstrução de trechos da rede, em alguns casos, o restabelecimento da energia pode levar mais tempo.
Parque do Ibirapuera
O Parque do Ibirapuera, um dos locais mais emblemáticos de São Paulo, foi temporariamente fechado devido a danos causados pela tempestade. A organização da mostra de arte, a Bienal, emitiu uma declaração afirmando que estaria ‘excepcionalmente fechada devido à interdição do Parque Ibirapuera, para o restabelecimento das condições de visitação após as fortes chuvas e rajadas de vento desta sexta-feira.’
Aeroportos Afetados
A tempestade também afetou o funcionamento dos aeroportos. Um avião de pequeno porte ficou parado na pista do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, interditando o local por algum tempo. Devido às chuvas intensas, houve queda de energia no terminal de passageiros. Além disso, sete voos também foram desviados do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, devido às condições meteorológicas.
Estragos nos Trens
As linhas de trem também foram afetadas pela tempestade. Os trens das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda circularam com velocidade reduzida e maior tempo de parada nas estações. Três linhas da CPTM também tiveram falhas, resultando em maior intervalo entre os trens e velocidade reduzida.
Mais Estragos da Chuva
A forte ventania que atingiu a Grande São Paulo nesta sexta-feira (3) derrubou uma árvore sobre um ponto de ônibus em São Caetano do Sul. Felizmente, nenhum passageiro que estava no local foi atingido.
Previsão para os Próximos Dias
Apesar dos estragos, a previsão para os próximos dias é mais otimista. A passagem de uma frente fria por São Paulo na sexta-feira (03) será rápida, deixando o final de semana sem previsão de novos temporais. No sábado (4), o dia deve começar com céu nublado e rajadas de vento. No domingo (5), o sol deve predominar ao longo do dia e não há previsão de chuva.
Para informações adicionais, acesse o site
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.