Notícias
Desenvolvimento Agropecuário e Agroindustrial em Matopiba – Uma Iniciativa Inovadora
O ex-presidente Lula tomou uma decisão significativa para promover o crescimento econômico, ambiental e social sustentável na região de Matopiba, que abrange partes dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Ele instituiu um comitê gestor responsável por elaborar o Plano para o Desenvolvimento Agropecuário e Agroindustrial do Matopiba (PDA-Matopiba).
Criação do Comitê Gestor
O comitê gestor foi criado com o objetivo de coordenar políticas públicas que estimulem atividades agrícolas, pecuárias e agroindustriais na região de Matopiba. A meta é promover a geração de emprego e a melhoria da qualidade de vida da população local. A iniciativa partiu do ex-presidente Lula e do então ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.
> ‘O objetivo é incentivar atividades que resultem na geração de emprego e na melhoria da qualidade de vida da população daquela região’, disse Oziel Oliveira, coordenador das Superintendências Regionais do Ministério da Agricultura.
Diretrizes do Plano
O PDA-Matopiba foi elaborado a partir de três diretrizes principais:
1. Desenvolvimento agropecuário com base na sustentabilidade agroambiental e gestão territorial
2. Aumento da eficiência da infraestrutura logística
3. Ampliação e fortalecimento da agricultura, pecuária e agroindústria familiar
Essas diretrizes visam promover a melhoria da renda, do emprego e da qualificação profissional de produtores rurais e empreendedores agroindustriais.
A Região de Matopiba
Matopiba é uma região que abrange microrregiões nas áreas de fronteira dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. A região é conhecida como a ‘última fronteira agrícola do país’ devido ao seu enorme potencial para a produção de grãos.
A região de Matopiba mostra uma dinâmica diferenciada de crescimento agrícola. Segundo o estudo Projeções do Agronegócio, Brasil 2022/23 a 2032/33, a produção de grãos da região deve atingir 48 milhões de toneladas nos próximos 10 anos, um aumento de 37%.
Crescimento Exponencial
Para Oziel Oliveira, o crescimento exponencial da região se deve à produtividade das culturas e à sustentabilidade agroambiental praticada pelos produtores locais.
> ‘Nos últimos 10 anos, a produção de grãos em Matobiba aumentou 92%, passando de 18 milhões de toneladas para as atuais 35 milhões de toneladas’, disse Oliveira.
Composição do Comitê
O comitê gestor do PDA-Matopiba será composto por um representante de cada um dos seguintes ministérios:
– Agricultura e Pecuária
– Casa Civil
– Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar
– Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços
– Integração
Além disso, haverá um representante do Poder Executivo de cada um dos estados e dos municípios da região, representantes do setor empresarial e de entidades sindicais patronais, um representante de entidades sindicais dos trabalhadores e um representante de instituições de ensino e pesquisa.
Funções do Comitê
O comitê gestor terá a função de aprovar o PDA-Matopiba, monitorar sua implementação e efetividade, e promover a articulação entre os órgãos e entidades públicas e organizações da sociedade civil. Além disso, o comitê será responsável por elaborar um relatório anual sobre a execução e a efetividade do plano.
Conclusão
A criação do PDA-Matopiba representa uma importante iniciativa para promover o desenvolvimento agropecuário e agroindustrial na região de Matopiba. Com o apoio do comitê gestor, espera-se que a região possa alcançar um crescimento econômico, ambiental e social sustentável nos próximos anos.
Para informações adicionais, acesse o site