Notícias
Desemprego em massa na 123 Milhas – Detalhes e Apoio aos ex-funcionários
Introdução
Em meio a atual crise, a 123 Milhas, uma conhecida empresa do mercado, passou por um processo de reestruturação surpreendente que resultou na demissão de um grande número de seus funcionários. Embora a empresa não tenha definido como ‘desemprego em massa’, ela confirmou que, como parte do plano de reestruturação, reduziu o tamanho de sua equipe para se adequar ao novo contexto da empresa no mercado.
Impacto sobre os trabalhadores
Ex-funcionários relataram ao g1 que mais de mil pessoas foram demitidas na segunda-feira (28). Eles também revelaram que a empresa adiantou o pagamento de seus salários, que normalmente seria feito no quinto dia útil de setembro. No entanto, a empresa ainda não informou como será feito o acerto das verbas rescisórias.
A reação dos funcionários
Um ex-funcionário, que preferiu manter o anonimato, expressou que ‘os funcionários estão tão, ou talvez até mais lesados que os próprios clientes’. Este sentimento é compartilhado por muitos que se sentem traídos e despreparados para lidar com essa mudança súbita em suas vidas profissionais.
O processo de demissão
Os funcionários descreveram o processo de demissão como abrupto e inesperado. Eles foram convocados para uma reunião online pela manhã, durante a qual a gerência comunicou o desligamento.
Rede de apoio no LinkedIn
Após a onda de demissões, surgiu uma rede de apoio no LinkedIn, com o objetivo de ajudar a recolocar os ex-funcionários da 123 Milhas no mercado de trabalho. Esta iniciativa de solidariedade permitiu que os recrutadores tivessem acesso a uma lista de centenas de nomes de funcionários desligados, junto com detalhes como o setor em que trabalhavam e o cargo que ocupavam na 123 Milhas.
Direitos dos funcionários demitidos
Os funcionários demitidos têm direito a uma série de benefícios, conforme estabelecido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Estes incluem, entre outros, o 13º salário, férias vencidas, férias proporcionais, um terço sobre as férias vencidas e proporcionais, saldo de salário e FGTS (mais 40% da multa).
Recuperação judicial da 123 Milhas
A situação é ainda mais complicada pelo fato de que a 123 Milhas entrou com um pedido de recuperação judicial. Isso significa que os funcionários demitidos até a data do pedido provavelmente serão incluídos como credores trabalhistas.
Ajuste do plano de recuperação
O advogado corporativo Lucas Maschio explica: “Depois que a Justiça aceita o pedido de recuperação judicial, a empresa contrata advogados e apresenta um plano de recuperação”, ou seja, um plano para pagar os credores enquanto a empresa se recupera.
Conclusão
Esta situação, embora infeliz, destaca a importância de se ter um plano de contingência em tempos de crise. O desemprego em massa na 123 Milhas representa um golpe duro para muitos trabalhadores, mas também serve como um lembrete para as empresas de que é crucial preparar-se para adversidades futuras.
Para informações adicionais, acesse o site