Connect with us
whatsapp image 2023 08 23 at 14.32.06 Desafiando Estatísticas - A Jornada de Andrea Brazil na Criação de um Centro Para Empreendedores Trans whatsapp image 2023 08 23 at 14.32.06 Desafiando Estatísticas - A Jornada de Andrea Brazil na Criação de um Centro Para Empreendedores Trans

Notícias

Desafiando Estatísticas – A Jornada de Andrea Brazil na Criação de um Centro Para Empreendedores Trans

Published

on

De acordo com a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), a expectativa de vida de uma pessoa trans no Brasil é de trinta e cinco anos. Aos cinquenta anos, a empreendedora Andrea Brazil está desafiando essa estatística e trabalhando para que outras pessoas trans possam fazer o mesmo. Sua missão nos últimos vinte anos tem sido possibilitar a essas pessoas uma vida mais longa e com melhores oportunidades de trabalho.

A Semente da Mudança

A semente para esta mudança foi plantada quando Andrea percebeu que o empreendedorismo seria a chave para atingir seu objetivo. Como fundadora do Capacitrans, um centro de formação empreendedora voltado para a comunidade LGBTQIAPN+(https://revistapegn.globo.com/Empreendedorismo/noticia/2022/06/orgulho-lgbt-7-negocios-comandados-por-empreendedores-da-comunidade-para-se-inspirar.html), ela tem trabalhado incansavelmente para oferecer formações ao público.

Advertisement

Capacitrans: Um Recurso Valioso para a Comunidade Trans

Criado em 2018, o Capacitrans está sediado em Santa Teresa, região central do Rio de Janeiro. Seus cursos são financiados por meio de recursos recebidos via editais públicos e doações de parceiros. Geralmente, essas formações são ministradas trimestralmente para turmas de vinte a trinta participantes, nos segmentos de moda, imagem, audiovisual e gastronomia.

Andrea Brazil ministrando uma das aulas de moda no Capacitrans. Fonte: Arquivo pessoal

Advertisement

Um Banco de Talentos para Empresas

Além de fornecer formações, o Capacitrans também serve como um banco de talentos para empresas que buscam diversificar e tornar suas equipes mais inclusivas. ‘As próprias empresas vêm nos procurar e nós vamos fazendo essa ponte’, conta Andrea, destacando a importância do centro no mercado de trabalho.

Multiplicando Oportunidades

O projeto de Andrea é uma tentativa de multiplicar para outras mulheres trans a oportunidade que um dia lhe foi dada. Quando jovem, ela enfrentou discriminação ao tentar trabalhar como cabeleireira e maquiadora. Foi apenas quando recebeu apoio financeiro que conseguiu seguir sua carreira.

Advertisement

A Origem de Capacitrans

‘A minha origem é o cansaço de ouvir ‘não’ no mercado de trabalho’, relembra Andrea. Com o apoio financeiro, ela conseguiu abrir seu salão. Desde então, ela tem trabalhado para ajudar outras pessoas da comunidade LGBT a conquistar independência financeira.

O Primeiro Edital e a Criação de Formações Acolhedoras

Andrea continuou com essa dinâmica até vencer seu primeiro edital em 2018. Com esse aporte, ela conseguiu criar formações acolhedoras para a diversidade. O espaço físico foi cedido pela Diocese da Igreja Anglicana local, que apoiou a criação do centro de capacitação.

Advertisement

A Expansão do Capacitrans

Recentemente, Andrea anunciou a primeira formação nacional do Capacitrans. O curso ‘Capacitação Empreendedora para LGBTIQAPNB+’ será ministrado gratuitamente em uma plataforma digital. As inscrições estão abertas até a próxima quarta-feira , neste link(https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdOCdfz0jT7OkMPmlGc7Mx7n10LOsI9xeOJoUp0obPBzDZJvg/viewform?usp=sf_link).

O Futuro de Capacitrans

Esta iniciativa, apoiada pelo Fundo Positivo, deve contemplar trinta pessoas de todo o país e terá início em setembro. ‘O objetivo é que essas pessoas tenham autonomia e força para continuar resistindo e fazendo a diferença no mundo’, afirma Andrea.

Advertisement

Com seu trabalho no Capacitrans, Andrea Brazil está desafiando estatísticas e criando um espaço para que outras pessoas trans tenham a chance de viver vidas mais longas e com melhores oportunidades de trabalho. O futuro parece promissor para o Capacitrans e para a comunidade trans no Brasil.

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement