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Definindo o Traçado Definitivo da Nova Linha 20-Rosa Definindo o Traçado Definitivo da Nova Linha 20-Rosa

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Definindo o Traçado Definitivo da Nova Linha 20-Rosa

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A Linha 20-Rosa, que ligará a região de Santa Marina a Santo André, passou pela importante etapa de anteprojeto de engenharia. Este artigo explora a conceitualização do traçado, os estudos realizados, as diretrizes seguidas e os atributos que orientaram a escolha das estações que a Linha 20-Rosa atenderá.

Traçado Referencial

A primeira etapa de estudos do traçado da Linha 20-Rosa foi a obtenção da chamada Alternativa R (Referência). O traçado referencial tem como base o traçado diretriz, elaborado anos antes. O objetivo de criar um novo traçado é revisar e apontar melhorias ao traçado inicial e ao atendimento às regiões com maior potencial de passageiros e facilidades de integração.

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As Alternativas

A partir da Alternativa R delineada, o Metrô trabalhou com outras seis opções de traçado. Essas alternativas foram divididas em cinco setores para que fosse possível avaliar áreas próximas com potencial de receber estações da Linha 20-Rosa.

Alternativa A

A Alternativa A atenderia a porção norte da Linha 20-Rosa. Nesta alternativa, o traçado da extensão da Linha 2-Verde seria alterado, deixando de atender Cerro Corá.

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Alternativa B1 e B2

As Alternativas B1 e B2 atendem a região norte da Linha 20-Rosa. Ambas as alternativas permitem analisar a melhor estação para integração com a Linha 4-Amarela.

Alternativa C

A Alternativa C atende a região central da Linha 20-Rosa. Esta alternativa permite avaliar o melhor local para integração com a Linha 5 Lilás.

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Alternativa D

A Alternativa D atende a porção sul da Linha 20-Rosa. Nesta alternativa, a Linha 20-Rosa passaria a fazer integração na estação Saúde.

Alternativa E

A Alternativa E atende a porção sul da Linha 20-Rosa. A alternativa visa avaliar o melhor atendimento às centralidades de Santo André, bem como analisar a melhor estação para integração com a Linha 10-Turquesa.

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Avaliação Técnica

As equipes do Metrô realizaram a avaliação técnica de cada uma das alternativas levando em consideração critérios e indicadores. Os critérios fundamentam a avaliação da escolha enquanto o indicador fornece medida para embasar os critérios.

Critérios e Indicadores

Os critérios e indicadores selecionados foram:

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1. Acessibilidade
2. Tempo de percurso interno às estações
3. Potencial de redução de quilometragem percorrida por ônibus.
4. Redução do tempo de viagem
5. Barreiras físicas transpostas
6. Adequação ao interesse público
7. Densidade demográfica
8. Densidade de empregos
9. População de baixa renda
10. Atendimento a centralidades urbanas
11. Potencial para empreendimentos associados
12. Relevância dos equipamentos urbanos de educação, saúde, compras, cultura e lazer
13. Economia na utilização
14. Facilidade na execução
15. Interferências
16. Impactos ambientais
17. Custos evitados com a redução da emissão da poluição atmosférica pela nova linha

Analytic Hierarchy Process

Os critérios, apesar de terem grande relevância, precisam ser balanceados para refletirem as reais necessidades e riscos da implantação da Linha 20-Rosa. Foi utilizado um método de avaliação dos critérios por meio de análise hierárquica participativa.

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As Escolhas

Foi feita a análise das alternativas e a pontuação de cada um dos indicadores. O resultado final das notas de cada um dos traçados levou em consideração todos os aspectos de relevância para a implantação e operação da Linha 20-Rosa.

Comparação das Alternativas

A tabela a seguir mostra a comparação entre as diversas alternativas de traçado nos aspectos técnicos, demanda, custo/benefício e riscos estratégicos.

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Resultado Final

O traçado da Linha 20-Rosa é a somatória dos traçados de Referência, alternativa B1 e alternativa D. As principais funcionalidades da Linha 20-Rosa são:

– Conexão das linhas radiais com os corredores de transporte nas regiões oeste, sudoeste e sul da região metropolitana
– Interligação das centralidades da Lapa, Pinheiros, Itaim Bibi, Vila Olimpia, Moema, Saúde, Cursino, Rudge Ramos e Santo André
– Distribuição de passageiros pela rede minimizando as integrações na região central.

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A Linha 20-Rosa terá integração gratuita com 10 linhas, incluindo a Linha 6-Laranja, Linha 7-Rubi e 8-Diamante, Linha 2-Verde, Linha 22-Marrom, Linha 4-Amarela, Linha 19-Celeste, Linha 5-Lilás, Linha 1-Azul, BRT ABC (INTEGRAÇÃO PAGA), Linha 10-Turquesa e Corredor ABD (INTEGRAÇÃO PAGA).

Para informações adicionais, acesse o site

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‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

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