Connect with us
Decifrando a 'Maldição dos 35' no Mercado de Trabalho Chinês Decifrando a 'Maldição dos 35' no Mercado de Trabalho Chinês

Notícias

Decifrando a ‘Maldição dos 35’ no Mercado de Trabalho Chinês

Published

on

A China, como um dos maiores mercados de trabalho do mundo, está enfrentando um fenômeno intrigante conhecido como a ‘Maldição dos 35’. Este fenômeno sugere que os trabalhadores que ultrapassam a faixa etária dos 35 anos enfrentam uma série de desafios no mercado de trabalho, que variam desde a dificuldade em encontrar um novo emprego até a discriminação no local de trabalho.

A Origem da ‘Maldição dos 35’

A ‘Maldição dos 35’ surgiu inicialmente nas redes sociais para descrever a tendência de grandes empresas de tecnologia de dispensar funcionários mais velhos. Com o tempo, o termo se generalizou e é agora usado até mesmo por conselheiros do Partido Comunista Chinês para descrever uma situação de desemprego entre os trabalhadores que ultrapassam a faixa dos 35 anos.

Advertisement

A Dura Realidade

A realidade do mercado de trabalho chinês é bastante dura para aqueles que ultrapassam a faixa dos 35 anos. Muitos sites de empregos e plataformas de recrutamento online afirmam explicitamente que os candidatos não devem ser mais velhos do que 35 anos. Esta é uma prática discriminatória que muitos especialistas consideram injusta, considerando que muitos não consideram 35 anos como uma idade avançada.

O Impacto da ‘Maldição dos 35’

O impacto desta ‘Maldição dos 35’ é sentido de várias maneiras pelos trabalhadores chineses. Para alguns, como Han, uma designer de Pequim que perdeu seu emprego em uma empresa de design, a busca por um novo emprego tem sido um desafio. Apesar de ter mais de dez anos de experiência em sua área, ela só foi convidada para quatro entrevistas depois de preencher centenas de formulários de candidatura.

Advertisement

A Luta por Emprego

Para muitos chineses, a busca por emprego após os 35 anos pode ser uma experiência cansativa e frustrante. Muitos se veem obrigados a aceitar empregos de meio período ou empregos que pagam pouco para conseguir pagar as contas. Além disso, muitos empregadores parecem preferir contratar trabalhadores mais jovens, o que torna a busca por emprego ainda mais difícil para os que têm mais de 35 anos.

A ‘Cultura 996’

Um dos fatores que contribui para a ‘Maldição dos 35’ é a chamada ‘cultura 996’ que prevalece no setor de tecnologia na China. Esta cultura envolve trabalhar das 9h às 21h, seis dias por semana. Embora seja uma expectativa comum no setor de tecnologia altamente competitivo e relativamente jovem do país, é uma agenda intransigente que é ainda mais difícil de ser cumprida entre trabalhadores mais velhos com famílias.

Advertisement

A Discriminação de Gênero

A ‘Maldição dos 35’ é ainda mais forte para muitas mulheres chinesas, devido à discriminação de gênero que há muito atormenta o local de trabalho. As trabalhadoras nesta faixa etária geralmente dizem que enfrentam pressões de empregadores relutantes em pagar licença de maternidade. Eles relatam que faltam promoções porque o seu empregador teme que elas fiquem muito tempo fora – ou nem sequer são empregadas.

A Busca por Soluções

Em face desses desafios, muitos estão procurando soluções. Em 2023, a agência estatal de notícias Xinhua propôs o que via como uma possível solução: políticas especiais que favorecem trabalhadores acima de 35 anos, juntamente de assistência financeira e regulamentos contra o etarismo.

Advertisement

A Necessidade de Reforma Jurídica

Especialistas argumentam que a melhor maneira de combater a ‘Maldição dos 35’ é através da reforma jurídica. Embora a lei do trabalho da China proíba a discriminação em razão da etnia, sexo e crença religiosa, ela não o faz com base na idade.

A Esperança de Mudança

Apesar da situação atual, há sinais de que as coisas estão começando a mudar. No início deste ano, várias províncias e regiões relaxaram as restrições etárias para os empregos de funcionários públicos, aumentando o limite de 35 para 40 anos.

Advertisement

Conclusão

A ‘Maldição dos 35’ é um fenômeno preocupante no mercado de trabalho chinês. No entanto, com o reconhecimento do problema e a busca por soluções, há esperança de que essa maldição possa ser finalmente quebrada.

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Copyright © 2017 powered by Notícias de Emprego.